Hospitalidade como fator competitivo em agências de viagens e turismo na cidade de Palmas/TO

Autores

  • Geruza Aline Erig IFTO
  • Maria Elenita Menezes Nascimento Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Agências de viagens e turismo. Hospitalidade. Vantagem competitiva. Palmas/TO.

Resumo

A cidade de Palmas está localizada no centro do Estado do Tocantins e é a última cidade do século XX completamente planejada. Com apenas 26 anos de existência, a cidade tem mais de 240 mil habitantes e segue um plano diretor que privilegia as áreas verdes com espaços para o lazer. Palmas possui mais de vinte agências e operadoras de viagem receptivas e emissivas. No entanto, a questão é: como ter um diferencial para atrair o cliente e competir com as vendas de passagens e pacotes via internet? Essa pesquisa teve como objetivo identificar como as agências de viagens e turismo de Palmas estão utilizando a hospitalidade como um diferencial fundamental para se manter no mercado e se sobressair frente à concorrência da internet. A metodologia utilizada baseou-se em um estudo de campo, quantitativo não probabilístico, com aplicação de questionário e análise por estatística descritiva e análise textual com perguntas abertas. Foram pesquisadas sete agências de viagem e turismo, sendo estas, emissivas e receptivas. Como resultado observou-se que a hospitalidade é utilizada pelas agências de viagem e turismo, como vantagem competitiva fundamental trazendo mudanças e melhorias, inclusive para a gestão dessas empresas.

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Biografia do Autor

Geruza Aline Erig, IFTO

Mestre em Turismo. Professora da Área de Turismo, Hospitalidade e Lazer  do Isntituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas.

Maria Elenita Menezes Nascimento, Universidade de Brasília

Ph.D em Ciência pela University of Manchester-Inglaterra; Especialista em Políticas Públicas; Docente do programa de Pós Graduação em Turismo do CET/UnB, onde coordena o Núcleo de Estudos Estratégicos e Prospectivos.

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Publicado

01-07-2015

Como Citar

ERIG, G. A.; NASCIMENTO, M. E. M. Hospitalidade como fator competitivo em agências de viagens e turismo na cidade de Palmas/TO. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/5557. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos