A ATUAÇÃO E O IMPACTO DA UNIDADE DE MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE DECISÕES DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA POTIGUAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2025v18n1ID42408

Resumo

A tímida aplicação das normas internacionais no ordenamento jurídico nacional tem incentivado a adoção de medidas por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visando estimular o diálogo entre as fontes nacional e internacional, fomentar a cultura de direitos humanos e atender às diretrizes do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIPDH) na perspectiva do Poder Judiciário. Nesse sentido, o CNJ criou a Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões e deliberações da Corte Interamericana de Direitos Humanos (UMF/CNJ) e fixou a incumbência dos órgãos jurisdicionais estaduais de instituírem suas próprias unidades de monitoramento. Assim, parte expressiva dos tribunais estaduais atendeu ao disposto pelo órgão de fiscalização, incluindo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN), que criou a sua UMF/TJRN. Dessa forma, questiona-se como está o andamento das atividades da unidade potiguar e de que forma pode haver a aproximação da Corte estadual com as normas internacionais de direitos humanos. Utilizando uma abordagem qualitativa e com arrimo bibliográfico, o estudo pretende abordar a criação da UMF/CNJ, além de apresentar consequente panorama de unidades criadas nos estados da federação e focar na UMF/TJRN. A análise permitiu concluir que UMF/TJRN está promovendo o mapeamento de demandas sobre direitos humanos e desenvolvendo outras ações importantes. As atividades da UMF/TJRN estão gradativamente estimulando a cultura e a proteção de direitos humanos e a observância das diretrizes do Sistema Interamericano de Proteção de Direitos Humanos (SIPDH).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Agra de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Direito Constitucional e Garantias pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGD/UFRN) (2016); Ex-Coordenadora do Curso Preparatório para OAB Reta Cursos (2019-2020); Especialista em Direito Civil pela Faculdade Paraíso do Norte (2019); Ex-Professora da Uninassau Natal (2020/2023); Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotada no Departamento de Direito Público (2023); Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) (2022); Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2019-2023); Pós Doutoranda em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2024); Componente do Grupo de Pesquisa (CNPq) Direito Internacional dos Direitos Humanos e as Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (2024); Membro titular da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (UMF/TJRN) (2024). Editora da Revista Prima Facie.

Thiago Oliveira Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Graduação e Mestrado). Doutor e Mestre em Direito pela Universidade do País Basco (UPV/EHU). Mestre em Direito pela UFRN. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra, com Estância de Investigação na Universidad Externado de Colombia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN (2022/2024-2024/2026). Professor/Pesquisador Visitante da Universidade Lusófona do Porto, Portugal (2022), da Universidade Portucalense, Porto/Portugal (2024) e da Universidade de Salamanca, Espanha (2025). Líder do Grupo de Pesquisa Direito Internacional dos Direitos Humanos e as Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (CNPq/UFRN). Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório de Direito Internacional do Rio Grande do Norte (OBDI/UFRN). Membro titular da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões, deliberações e recomendações do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos da Justiça Federal da 5ª Região (UMF/JF5) e da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (UMF/TJRN). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8030681636075210. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6010-976X. E-mail: thiago.moreira@ufrn.br. https://ufrn.academia.edu/ThiagoOliveiraMoreira

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

AGRA DE MEDEIROS, Bruna; OLIVEIRA MOREIRA, Thiago. A ATUAÇÃO E O IMPACTO DA UNIDADE DE MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE DECISÕES DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA POTIGUAR. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 180–212, 2025. DOI: 10.21680/1982-310X.2025v18n1ID42408. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/42408. Acesso em: 10 fev. 2026.

Edição

Seção

32ª Edição