JURISDIÇÃO E SUPREMACIA DIGITAL:

SOBERANIA ECONÔMICA ESTATAL E A REGULAÇÃO DA ECONOMIA DE DADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-310X.2025v18n1ID41490

Resumo

Este artigo examina a relação entre jurisdição e supremacia digital na Era Digital, destacando os desafios que a centralidade da economia de dados impõe à regulação estatal e à proteção de direitos fundamentais. Os dados, convertidos em recurso estratégico, ultrapassam fronteiras territoriais e integram cadeias de valor controladas por conglomerados privados globais, especialmente as Big Techs (GAFAM). Essa realidade fragiliza a efetividade da jurisdição estatal e questiona a própria noção de soberania. Argumenta-se que a jurisdição deve ser reinterpretada como instrumento normativo de regulação da economia de dados em escala global, equilibrando soberania estatal, proteção de direitos humanos e mecanismos multilaterais de cooperação digital. Somente essa convergência pode assegurar um espaço digital mais democrático, transparente e equitativo. Metodologicamente, a pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza crítico-analítica, com fundamento em revisão bibliográfica e normativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Carvalho Ramos, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP; Largo São Francisco). Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Direito Constitucional Econômico - da Unialfa. Livre-Docente e Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Procurador Regional da República.

Daniela Bucci, Faculdade Autônoma de Direito - FADISP

Doutora e mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Programa de Pós-Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP Alfa Educação). Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI). Atualmente é coordenadora do Observatório de violação de direitos humanos da região do Grande ABC (ODHUSCS) e Professora Pesquisadora (líder) do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Direito e Novas Tecnologias da Universidade Municipal de São Caetano do Sul . É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Tribunais Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (NETI-USP), coordenando atualmente o subgrupo Cortes de Direitos Humanos. Professora nos cursos de graduação e pós-graduação na área de Direitos Humanos e Direito Constitucional da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Downloads

Publicado

06-11-2025

Como Citar

DE CARVALHO RAMOS, André; BUCCI, Daniela. JURISDIÇÃO E SUPREMACIA DIGITAL: : SOBERANIA ECONÔMICA ESTATAL E A REGULAÇÃO DA ECONOMIA DE DADOS. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 162–179, 2025. DOI: 10.21680/1982-310X.2025v18n1ID41490. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/41490. Acesso em: 3 jan. 2026.

Edição

Seção

32ª Edição