Imagens que assombram, memórias que dilaceram: os rastros de um crime no documentário-filme nazi concentration camps (1945)

Autores/as

  • Andressa Barbosa de Farias Leandro Universidade Federal da Paraíba
  • Débora da Silva Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Sena da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25901

Palabras clave:

Memória, Rastros, Holocausto

Resumen

Este trabalho tem como propósito dar visibilidade ao documentário-filme Nazi Concentration Camps [Campos de Concentração Nazista] como forma de educar para o não retorno a partir da construção de uma memória coletiva. Para tanto, recorremos à Benjamin (1975 e 1994), Nora (1992) e Pollak (1989 e 1993) para traçar o fio condutar dessa reflexão, de modo que levantamos duas questões: Como o documentário contribui como testemunho para educar para o não retorno? Como a memória coletiva e ou por tabela exercita uma reflexão crítica para a indignação a partir do documentário? Nesse sentido, pretendemos com este ensaio, discutir como a película de título “Nazi Concentration Camps” produziu esta dita memória “oficial”, considerando como os militares estadunidenses empregaram estes rastros de violência para produzirem um testemunho-memória que suscitou punição, assim como outras memórias que se desenharam na façanha e no heroísmo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Barbosa de Farias Leandro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação - Universidade Federal da Paraíba

Débora da Silva Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação - Universidade Federal da Paraíba

Fabiana Sena da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora em Educação - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutorado em Letras - Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada no Departamento de Metodologia da Educação e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Citas

Artières, P. (1988). Arquivar a própria vida. Estudos Históricos (pp. 9-34). CPDOC/FGV.

Becker, A. (2011). Extermínios: o corpo e os campos de concentração. In Corbin, A., Courtine, J.J., Vigarello, G. (Orgs.). História do corpo 3: as mutações do olhar – o século XX (4a ed.). Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes.

Benjamin, W. (1975). A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. Tradução de José Lino Günnewald. Abril S.A Cultural e Industrial, São Paulo.

Benjamin, W. (1994). Experiência e pobreza. In Benjamin, W. (org) Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (pp. 114-119). São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1994). O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In Benjamin, W. (org.) Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (pp. 197-221). São Paulo: Brasiliense.

Gagnebin, J. M. (2004). Memória, história, testemunho. In Bresciani, S; Naxara, M. (Orgs.). Memória e (res)sentiment (pp. 84-92). Campinas, SP: Editora da UNICAMP,

Nazi Concentration Camps. (1945). George Stevens. Drama, 58 min.

Nora, P. (1993). Entre memória e história. A problemática dos lugares. In Projeto História (pp. 7-28). PUC/SP, (10, dez.)

Oliveira, T. R. (2015). Escritas que rememoram, palavras que atormentam: o Trauma e o testemunho inseridos em relatos literários sobre o Holocausto. Monografia apresentada ao Departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande. 2015. 49 p.

Pollak, M. (1989). Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, 2( 3), 3-15.

Pollak, M. (1992). Memória e identidade social. Estudos Históricos, 5(10), 200-212.

Publicado

15-12-2021

Cómo citar

Leandro, A. B. de F., Sousa, D. da S., & Silva, F. S. da. (2021). Imagens que assombram, memórias que dilaceram: os rastros de um crime no documentário-filme nazi concentration camps (1945). History of Education in Latin America - HistELA, 4, e25901. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25901

Número

Sección

Artigos