Abordagem cívica e jesuítica da história do Brasil para crianças, no livro do Padre Raphael Maria Galanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17350

Palavras-chave:

Livro didático de história, Raphael Maria Galanti, Intelectuais

Resumo

Investigar a abordagem cívica e jesuítica do livro “Breve História do Brasil”, publicado em 1913, voltado para crianças do curso primário pela trajetória docente e viagens pastorais de seu autor, o jesuíta italiano Padre Raphael Maria Galanti é o objetivo deste artigo. A obra didática, publicada na primeira década do século XX, narra “fatos” históricos e heroicos, desde os “fatos que levaram ao descobrimento do Brasil até a República”, “fala ao coração”, com objetivo de cativar a criança e prender sua atenção, com intuito da pedagogia moral, utilizando cronologia histórica rigorosa e um questionário ao final de cada capítulo, voltado, principalmente, para a memorização do ensinado, como prescrevia o “Ratio Studiorum”, o método pedagógico dos jesuítas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bittencourt, C. (2004). Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, 30(3), 475-491.

Chartier, R. (1988). A História Cultural entre práticas e representações. Lisboa, Difel.

Chartier, R. (1994). A ordem dos livros: leitores, escritores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII (M. D. Priori, Trad.) Brasília. Brasília: EdUNB.

Chartier, R. (2005). Da história da cultura impressa à história cultural do impresso. Entrevista. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação.

Certeau, M. de. (2007). A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes (2ª ed., 3ªreimp.). Rio de Janeiro: Forense-Universitária.

Darnton, R. (1990). O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia das Letras.

Davis, N. Z. (1990). Culturas do Povo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Frade, I. C. A. S., & Maciel, F. I. P. (Org.) (2006). História da Alfabetização: produção, difusão e circulação de livros (MG/RS/MT – Séc. XIX e XX). Belo Horizonte: UFMG/FaE.

Fernandes, R., & Felgueiras, M. (Org.). (2000). A escola primária: entre a imagem e a memória. Porto: Projeto Museu Vivo da Escola Primária.

Foucault, M. (1992). O que é o autor? [Lisboa]: Ed. Passagens, 1992.

Galanti, R. M. S.J. (1913). Breve História do Brasil destinado às Creanças do Curso Preliminar. Duptat & Comp.

Galvão, A. M. O. (2002). Oralidade, memória e a mediação do outro: práticas de letramento entre sujeitos com baixos níveis de escolarização – o caso do cordel (1930-1950). Educ. Soc., (23)81, 115-142.

Gasparello, A. (2002). Construtores de identidades: os compêndios de História do Brasil do Colégio Pedro II (1838-1920). (Tese de Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Ginzburg, C. (1987). O queijo e os vermes. O cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Cia das Letras, São Paulo.

Gontijo, R. (2005). História, cultura, política e sociabilidade intelectual. In R. Soihet, M. F. B. Bicalho, & M. F. S. Gouvêa. Culturas Políticas: ensaios de história cultural, história política e ensino de história. Rio de Janeiro: Mauad.

Hansen, P. (2007). Brasil, um país novo: literatura cívico-pedagógica e a construção de um ideal de infância brasileira na Primeira República. São Paulo, Tese (Doutorado em História Social), Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Hernadez Diaz, J. M. (2002). Etnografia e historia material de la escuela. In A. E. Benito, & J. M. H. Diaz (Coords.). La memória y el deseo cultura de la escuela y educación deseada educación deseada (1ª ed.). Valencia: Tirant lo blanch.

Jornal Aurora Collegial(1905 – 1922). (1913). Colégio Anchieta. Nova Friburgo.

Klein, Luiz Fernando. (1997). Por uma abordagem história da pedagogia inaciana. Palestra no Seminário Internacional “Visão Inaciana da Educação”. São Leopoldo (RS) UNISINOS. (Mimeo.)

Lajolo, M. & Zilberman, R. (1999). Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Ática, 1999.

Martins, A. L. (2001). Revistas em revista - imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Edusp / Fapesp / Imprensa Oficial do Estado.

Mendonça, L. B. (2010). O silêncio da ação: Jesuítas no Brasil pós-Reforma Pombalina. UERJ - Rio de Janeiro.

Mignot, A. C. V., & Gondra, J. G. (2007). Viagens de educadores e circulação de modelos pedagógicos. In A. C. V. Mignot, & J. G. Gondra (Orgs.). Viagens pedagógicas. São Paulo: Cortez.

Munakata, K. (2014). O livro didático como mercadoria. Pro-Posições, (23)3, 51-66. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010373072012000300004&la ng=pt.

Razzini, M. P. G. (2002). Práticas de leitura e memória escolar. In Congresso Brasileiro de História de Educação, Brasil, 2. Recuperado de. http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema3/0303.pdf

Schueler, A. (2005). Combates pelo ofício em uma escola moralizada e cívica: a experiência do professor Manoel José Pereira Frazão. Revista brasileira de história da educação, 9, pp. 109-139.

Silva, A. L. (2008). Ensino e mercado editorial de livros didáticos de História do Brasil – Rio de Janeiro (1870-1924). (Dissertação de Mestrado em História), Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Rio de Janeiro, Brasil.

Silva, A. L. (2012). Escritas de viagem, escritas da história: estratégias de legitimação de Rocha Pombo no campo intelectual. (Tese de doutorado em Educação), Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro.

Sirinelli, F. (2003). Os Intelectuais. In R. REMOND. Por uma História Política (2ª ed., Dora Rocha, Trad., pp. 231-69). Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.

Souza, R. F. de. (2000). Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cad. CEDES, 20(51), pp. 9-28.

Teixeira, G. B. (2008). O grande mestre da escola: os livros de leitura para a escola primária da capital do Império brasileiro. (Dissertação de Mestrado em Educação), Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

11-04-2019

Como Citar

Mendonça, L. B. de. (2019). Abordagem cívica e jesuítica da história do Brasil para crianças, no livro do Padre Raphael Maria Galanti. History of Education in Latin America - HistELA, 2, e17350. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17350

Edição

Seção

Artigos