Entre nacionalizar e desnacionalizar

o Centenário de Blumenau na leitura política dos jornais escolares (Santa Catarina, 1950)

Autores

  • Anne Caroline Peixer Abreu Neves Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38104

Palavras-chave:

Jornais Escolares, Centenário de Blumenau, Nacionalização, Desnacionalização

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como a comemoração do Centenário de Blumenau, em setembro de 1950, foi apresentada pelos jornais produzidos por escolas primárias do município, a fim de perceber a condução pedagógica e também política das ressonâncias do projeto nacionalizador tensionado pelos propósitos de desnacionalização. Os jornais escolares são aqui compreendidos como memórias arquivadas, que possibilitam pensar a interlocução dessas escolas com seus tempos e espaços de inserção, sem deixar de considerar as singularidades próprias a cultura escolar, ainda que sob o âmbito da prescrição.

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Biografia do Autor

Anne Caroline Peixer Abreu Neves , Fundação Universidade Regional de Blumenau

Departamento de História, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Brasil, Email: annecpan@gmail.com

Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) com doutorado em História pela mesma Universidade (2003). Realizou estágio pós-doutoral na Unicamp, em 2011, e na Universidade de Alcalá (Espanha), em 2015. Professora Titular do Departamento de História, atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e no Programa Profissional em Ensino de História - ProfHistória, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq/UDESC), vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Oficinas de História (CNPq/UERJ). Desenvolve pesquisas na área de História e Ensino de História com ênfase em História e interfaces com a Educação, privilegiando os seguintes temas: ensino de história, historiografia, história regional, história do Brasil, mobilizando categorias/conceitos relativos as culturas política e histórica, narrativas e memórias, no âmbito da História do Tempo Presente. Atuou entre os anos de 2010 e 2021, exercendo diferentes funções, de avaliadora, coordenadora adjunta, coordenadora pedagógica, membro de comissões técnicas, no PNLD/MEC. Foi editora da Revista História Hoje - ANPUH-Brasil (Biênio 2015-2017). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UDESC (2015-2018). Foi Coordenadora Adjunta na CAPES dos Programas Profissionais de História (Quadriênio 2018-2022). Atualmente exerce a função de chefe do Departamento de História. orcid.org/0000-0003-2304-0307

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Selo comemorativo para o Centenário de Blumenau

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Neves , A. C. P. A., & Silva, C. B. da. (2024). Entre nacionalizar e desnacionalizar: o Centenário de Blumenau na leitura política dos jornais escolares (Santa Catarina, 1950). History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38104. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38104

Edição

Seção

Artigos