Maria Nadir Vieira Lemos e a situação educacional de Barreiras dos Constantinos, Iguatu-CE

Autores

  • Francisca Genifer Andrade de Sousa Universidade Estadual do Ceará
  • Ruan Pablo Bezerra de Souza Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38022

Palavras-chave:

Biogafia, História de mulheres, Iguatu, Professora

Resumo

O presente artigo trata acerca da trajetória docente de Maria Nadir Vieira Lemos, uma professora pioneira na educação das Barreiras dos Constantinos, região rural de Iguatu, cidade que se localiza na região Centro-Sul do estado do Ceará. Objetiva-se biografar Maria Nadir Vieira Lemos com ênfase na sua atuação em Barreiras dos Constantinos, no recorte temporal compreendido entre 1940 e 1970. A pesquisa realizada é amparada teoricamente na Biografia e na História Cultural, e metodologicamente na História Oral, logo, foram realizadas entrevistas livres, as quais foram gravadas, para atingir os resultados. As conclusões do estudo apontam para a importância de Maria Nadir no contexto escolar e para o descaso por parte da administração pública com a educação do período em tela.

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Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professora do curso de Pedagogia da mesma universidade, lotada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE/FECLI).

Ruan Pablo Bezerra de Souza , Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

 

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Umagem de um tapete.

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Publicado

21-12-2024

Como Citar

Sousa, F. G. A. de ., & Souza , R. P. B. de . (2024). Maria Nadir Vieira Lemos e a situação educacional de Barreiras dos Constantinos, Iguatu-CE. History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38022. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38022

Edição

Seção

Artigos