O papel do crítico “amador” de obras literárias em mídias sociais digitais
os(as) booktubers no YouTube como uma (nova) forma de trabalho em tempos de pandemia
DOI :
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2023v6n38ID29184Mots-clés :
Sociologia, Trabalho, Internet, Digital, LivrosRésumé
Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado em andamento sobre os usos do on-line como uma nova forma de atividade laboral, tendo nos livros e seus derivativos como filmes e séries, os produtos a serem comercializados em uma sociedade deslocada para o digital em função de uma pandemia global causada pelo Covid-19. Dessa forma, através de uma abordagem sociológica sobre os usos de mídias sociais digitais, no caso YouTube, busco nos chamados/as booktubers – desenvolvedores de conteúdos on-line a partir de livros – tecer uma análise sobre as potencialidades interativas como a utilização de uma imagem de si, de uma reputação on-line e das capacidades de produção de seguidores no contexto digital. Com isso, a atividade de formação de opiniões e de resenhas críticas sobre literatura, em seus variados escopos, aparece como um substrato a ser observado.
Téléchargements
Références
BELL, Daniel. O advento da sociedade Pós-Industrial. São Paulo: Cultrix, 1977.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Infância berlinense: 1900. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2020.
BERARDI, Franco. A fábrica da infelicidade. Trabalho cognitivo e crise da new economy. Rio de Janeiro: DP & A editora, 2005.
CAMARGO, Aline B. O Booktube e a venda de livros. R. Liceu On-line, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 130-147, jan./jun. 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
COZER, R. Literatura juvenil ganha subdivisões e alimenta discussão sobre perfis dos leitores. In: Caderno Ilustrada, Folha de São Paulo, dez. 2013. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/12/1385277-literatura-juvenil-ganha-subdivisoes-e-alimenta-discussao-sobre-perfis-dos-leitores.shtml>. Acesso em: junho de 2020.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Boitempo Editorial, 2017.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica. O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte/Veneza: Editora yinê, 2018.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
HERNÁNDEZ, J. A. Cerón. TOLEDO, E. de la Garza. Os Youtubers como trabalhadores não clássicos. IN: BRIDI, M. Aparecida. LIMA, J. Carlos (orgs). Flexíveis, virtuais e precários? Os trabalhadores em tecnologias de informação. Paraná: Editora UFPR, 2018.
KEEN, Andrew. O culto do amador. Como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
LOJKINE, Jean. A revolução informacional. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
LOVELUCK, Benjamin. Redes, Liberdades e Controle. Uma genealogia política da internet. Petrópolis/RJ: Vozes, 2018.
LUPTON, Deborah. Digital Sociology. New York and London: Routledge, 2015.
MÍGUEZ, Pablo. O trabalho e as novas tecnologias: uma abordagem do trabalho informático segundo as teses do Capitalismo Cognitivo. IN: BRIDI, M. Aparecida. LIMA, J. Carlos (orgs). Flexíveis, virtuais e precários? Os trabalhadores em tecnologias de informação. Paraná: Editora UFPR, 2018.
MOROZOV, Yevgeny. Big Tech. A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Editora Ubu, 2018.
OLIVEIRA, Carla. Aprendizado da máquina e modulação do comportamento humano. IN: SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (orgs.). Sociedade de controle. Manipulação e modulação nas redes sociais. São Paulo: Hedra, 2018.
SADOWSKI, Jathan. Too Smart. How Digital Capitalism is extracting Data, controlling our lives and taking over the world. Cambridge, Massachusetts. London, England: The MIT Press, 2020 (ebook).
SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. A noção de modulação e os sistemas algorítmicos. IN: SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (orgs.). Sociedade de controle. Manipulação e modulação nas redes sociais. São Paulo: Hedra, 2018.
ZUBOFF, Shoshana. A era do Capitalismo de Vigilância. A luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Julio Marinho Ferreira 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.