“PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03

Auteurs-es

  • Ana Carolina Araújo França UFRN

Mots-clés :

Lei n. 10.639/03. Cultura afro-brasileira. Implementação. Planos de ensino.

Résumé

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de monografia em que se estudaram as dificuldades de implementação da Lei n. 10.639/03 – que tornou obrigatória a inserção da temática história e cultura afro-brasileira nos currículos de ensino – na Escola Estadual Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, situada na cidade de Natal/RN. A pesquisa foi realizada entre os gestores e professores da área de ciências humanas2 da referida escola para investigar de que modo atuam na efetivação do proposto na lei aqui estudada nos seus planos de ensino. Como procedimento metodológico, é feita, no primeiro momento, uma revisão bibliográfica das categorias “raça” e “racismo”, à luz do que tratam Guimarães (1999a, 1999b, 2002a, 2002b), d’Adesky (2001) e Maggie (1996), pois é conforme essas categorias que se orienta a lei. Em seguida, destaca-se o conjunto de documentos que norteiam a sua implementação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana e o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Por último, apresentam-se os resultados da pesquisa realizada entre os professores e gestores da escola pesquisada, destacando-se o marco regulatório, o processo de formação de professores e gestores escolares e o material didático como as principais dificuldades para se efetivar a temática “história e cultura afro-brasileira” nos currículos/planos de ensino, utilizando a discussão de autores como Gomes (2005), Rocha (2006) e Freire (2007).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Carolina Araújo França, UFRN

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN). Foca seus estudos em educação e diversidade étnico-racial.

Téléchargements

Publié-e

11-04-2016

Comment citer

FRANÇA, A. C. A. “PRETO NO BRANCO”: A TEMÁTICA RACIAL E A LEI 10.639/03. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 326–342, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6432. Acesso em: 22 nov. 2024.