A INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UM ESTUDO PELA ÓTICA DA PSICOLOGIA COGNITIVA DE FEUERSTEIN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37618Palavras-chave:
educação inclusiva; psicologia cognitiva; transtorno do espectro autista, educação inclusiva, psicologia cognitivaResumo
A inclusão escolar de estudantes com autismo tem desafiado a área da educação a repensar práticas pedagógicas excludentes e concepções patologizantes sobre as diferenças. Objetivando contribuir com as reflexões sobre a temática, desenvolvemos um estudo de caso, alicerçado nos conceitos da Psicologia Cognitiva de Feuerstein, que se propôs analisar o processo de inclusão escolar de um aluno dos Anos Iniciais, de uma escola pública do interior do estado da Paraíba e avaliar as potencialidades do seu perfil cognitivo. Para isso, foi utilizado um instrumental elaborado a partir das teorias de Feuerstein (2014) e Fonseca (2014). O estudo apontou para a urgência da expansão da oferta de formação continuada na área da Educação Especial na perspectiva da Inclusão, para professores, gestores e cuidadores; para a garantia da presença de um professor mediador (educador especial) e de um novo olhar sobre a aprendizagem desses sujeitos, com a devida ênfase no seu potencial para a aprendizagem, sugerindo-se as contribuições da Psicologia Cognitiva.
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