ANÁLISE SOBRE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO LIVRO ESCOLAR EM ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE LICHINGA-MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32544Palavras-chave:
Conservação. Livro Escolar. Processo de Ensino e Aprendizagem.Resumo
O livro escolar é um material didático de grande importância para transmissão e aquisição de conhecimentos, capacidades e habilidades aos alunos no processo de ensino - aprendizagem. Com este estudo, objetiva-se analisar o estado de conservação do livro escolar em Escolas Primárias da cidade de Lichinga, Província de Niassa, em Moçambique. Metodologicamente, o estudo teve uma abordagem de natureza qualitativa, seguindo o paradigma descritivo. Para a efectivação deste estudo optou-se pela revisão bibliográfica associada a análise de conteúdo. Os resultados obtidos demostram que a conservação do livro escolar é extremamente fulcral para dinamizar a actividade pedagógica e, continua a ser um desafio tendo em conta que os mecanismos usados pelas escolas para a conservação do livro escolar não têm surtido efeitos satisfatórios, uma vez que as escolas não têm armazéns ou locais específicos para conservação do livro escolar, daí que, o envolvimento de todos segmentos da sociedade no sistema educativo é basicamente determinante. Todavia, somos de opinião que se faça uma reflexão profunda sobre a estratégia ou formas de conservação do livro escolar nas escolas com vista a garantir a disponibilidade desse material didático e a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos em Moçambique.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, S. F. Aprendizagem e suas Implicações no Processo Educativo. Revista de Letras da UEG. São Luís de Montes Belos: Editora Ícone. 2010.
BANDE, A. Negócio do livro escolar em Moçambique: quanto custa, quem ganha, quem perde e que reformas são necessárias? CIP- Centro de Integridade Pública. Maputo, Moçambique. 2022.
BOGDAN, R.; BIKLEN S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora. 1994.
CASTRO, A. C. L. M. C. D. Desenvolvimento da competência de aprendizagem: uma exigência da educação do Século XXI - o caso dos manuais de português língua estrangeira. Dissertação e Mestrado: Universidade Nova de Lisboa. Portugal. 2007.
CORRÊA, R. L. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Campinas: Cadernos Cedes. 2000.
COSTA, M. S.; ALLEVATO, N. S. G. Livro didático de matemática: análise de professor as polivalentes em relação ao ensino de geometria. Revista Vidia. Santa Maria: UNIFRA - Centro Universitário Franciscano. 2010.
DANTES, Luiz Roberto. Livro didático de matemática: uso ou abuso?. UNESP: Rio Claro. 1996.
FERNANDES, F. A. Didáctica y Optimizacióndel Processo de Ensino a aprendizagem. IN: Instituto Pedagógico Latino americano y caribeno – La Havana–Cuba. 1998.
JÚNIOR, D. G. Livros didáticos, saberes disciplinares e cultura escolar: primeiras aproximações. Revista História Da Educação. 2012. 1(2), 29–50.Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30663.
MATOS, M. R. A. A importância da conservação do livro didático para o processo de ensino e aprendizagem. Crisópolis – Bahia: Recanto das Letras.2017.
MOHR, A. A saúde da escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries. Rio de Janeiro. 1995.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Académico. (2ª ed.). Rio Grande do Sul – Brasil. 2013.
RÊGO,L. B.; LIMA,M. V. R. O. Didática: conceitos e concepções. Recife: UPE. 2010.
RIBEIRO, Â. A., ROSA, J. K. S. Estratégia para conservação de acervos bibliográficos: relato de uma experiência. Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2012.
SANTANA, N. S. Análise do Livro Didático: Implicações para o Ensino Aprendizagem de Botânica no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Brasília: UnB. 2020.
SAPANE,B. M. Política de racionalização do livro didático na escola: mecanismos de aquisição, conservação e devolução à escola. Revista Debates em Educação. Alagoas. 2018.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Documentos:
MOÇAMBIQUE. Guião do Professor. Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano. Maputo: Moçambique. 2018.
Downloads
Publicado
Versões
- 02-03-2024 (3)
- 02-03-2024 (2)
- 16-02-2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.