UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA PARA GUINÉ-BISSAU DESDE A EXPERIÊNCIA DOS POVOS HISTORICAMENTE COLONIZADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35153

Palavras-chave:

Educação Guineense, Pensamento Crítico, Paulo Freire

Resumo

Este trabalho aborda o contexto histórico da Guiné-Bissau em conjunto com o desenvolvimento da educação historicamente e as necessidades observadas para uma educação que necessita se consolidar efetivamente como menos colonial no país. Optamos para essa análise utilizar a pesquisa bibliográfica como forma de levantar um debate sobre os referenciais e apresentar as debilidades do sistema educacional guineense, além de, apresentar algumas soluções ao pensamento crítico na educação. Compreendeu-se no desenrolar da discussão, que diversos problemas constituem as debilidades e limitações do sistema de ensino guineense, mas que, entretanto, os problemas não têm origem somente na condição econômica conforme o país é apresentado ao mundo, mas sim, e sobretudo, nas condições coloniais e nos padrões coloniais que fizeram parte do processo histórico de colonização europeia pelo mundo, e que, ainda fazem parte do  pensamento educativo guineense e de boa camada de sua classe política permeados pelo colonialismo mental e as colonialidades do poder, saber e ser.

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Biografia do Autor

Cauê Almeida Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus CERES - Caicó. Doutor em Educação pelo Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da UFMG. Mestre em Estudos Latino-Americanos e Historiador da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 

Nbemba Djassi, Universidade Lusófona da Guiné-Bissau

Licenciado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona da Guiné-Bissau. Actualmente é professor de História e Geografia em escolas particulares de Bissau.

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Publicado

02-03-2024

Como Citar

ALMEIDA GALVÃO, C.; DJASSI, N. UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA PARA GUINÉ-BISSAU DESDE A EXPERIÊNCIA DOS POVOS HISTORICAMENTE COLONIZADOS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. AR07, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35153. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35153. Acesso em: 1 maio. 2024.