UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA PARA GUINÉ-BISSAU DESDE A EXPERIÊNCIA DOS POVOS HISTORICAMENTE COLONIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35153Palavras-chave:
Educação Guineense, Pensamento Crítico, Paulo FreireResumo
Este trabalho aborda o contexto histórico da Guiné-Bissau em conjunto com o desenvolvimento da educação historicamente e as necessidades observadas para uma educação que necessita se consolidar efetivamente como menos colonial no país. Optamos para essa análise utilizar a pesquisa bibliográfica como forma de levantar um debate sobre os referenciais e apresentar as debilidades do sistema educacional guineense, além de, apresentar algumas soluções ao pensamento crítico na educação. Compreendeu-se no desenrolar da discussão, que diversos problemas constituem as debilidades e limitações do sistema de ensino guineense, mas que, entretanto, os problemas não têm origem somente na condição econômica conforme o país é apresentado ao mundo, mas sim, e sobretudo, nas condições coloniais e nos padrões coloniais que fizeram parte do processo histórico de colonização europeia pelo mundo, e que, ainda fazem parte do pensamento educativo guineense e de boa camada de sua classe política permeados pelo colonialismo mental e as colonialidades do poder, saber e ser.
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