FORMAÇÃO DOCENTE E CRÍTICA SOCIAL NAS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE E BELL HOOKS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40503Palavras-chave:
pedagogia, pensamento crítico, criticidadeResumo
Este trabalho tem como objetivo uma revisão de literatura acerca do pensamento crítico e da formação docente e humana tendo como mote o pensamento crítico de Paulo Freire (1921-1997) e de bell hooks (1952-2021). Isto é, a perspectiva da pedagogia radical e engajada, no qual hooks é inspirada pelo pensamento freireano, o que nos permite refletir sobre a formação científica e o teor dessa formação. Entende-se que pensar a formação nas diversas áreas científicas, seja das humanidades, da natureza, da matemática ou das linguagens é, a priori, um lugar que envolve entender as sociedades humanas, seja no âmbito da História, da Geografia e de outras Ciências, como as Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política), que nos permite pensar criticamente as tensões e formações sociais de modo crítico e a própria formação do professional docente, tendo como mote, ainda, o enfrentamento de discursos irreais acerca da figura freireana.
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