COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O CURSO A DISTÂNCIA DE TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

UM ESTUDO DE CASO MULTIDIMENSIONAL

Autores

  • Jussier do Nascimento Souza UFRN
  • Cauê Almeida Galvão

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID38023

Palavras-chave:

Educação a distância, Instituto Metrópole Digital., Curso Técnico

Resumo

O presente artigo apresenta a partir de pesquisa quantitativa a compreensão dos estudantes sobre o Curso Técnico em Tecnologia da Informação oferecido pelo Instituto Metrópole Digital – IMD – Polo Caicó em relação a diversas dimensões da educação a distância, tais como encontros presenciais; mediação do professor; comunicação; satisfação com fóruns de discussão; navegação no moodle; motivação e aspectos gerais do curso. O estudo foi conduzido em etapas, começando com a elaboração do referencial teórico embasado nas proposições a respeito do histórico do surgimento e do acesso à educação à distância, seguido de pesquisa prática por meio de aplicação de um questionário estruturado com estudantes regulamente matriculados. A análise dos dados revelou uma compreensão positiva entre os estudantes em relação as dimensões analisadas. A satisfação geral com o curso é elevada, com uma forte tendência para recomendação, embora haja algumas preocupações sobre as oportunidades de desenvolvimento profissional. Esses resultados destacam pontos de sucesso e pontos com oportunidades de melhoria na experiência educacional que vem sendo ofertada pelo curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, L. R. G. Educação a distância: conceitos e histórias. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

GIL, A C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 160 p

GUIMARÃES, C. Como tirar seu diploma pela internet. Época, São Paulo, n. 641, 2010, p. 80-84.

KEEGAN, D. Foundations of Distance Education. 3. ed. Londres: Routledge, 1996.

MOORE, M. & KEARSLEY, G. Distance Education: a system view. Belmont (USA): Wadsworth Publishing Company, 1996.

MOORE, M. G., & Kearsley, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2011

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 9. ed. Campinas: Papirus, 2015.

PATTO, M. H. S. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 303-318.

PETERS, O. A didática do ensino a distância. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003

PIMENTEL, N. M. Educação a distância. Florianópolis/SC: SEAD/UFSC, 2006.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.

YIN, R K. Case study research, design and methods, 3rd ed, Thousand Oaks, Calif, Sage Publications, 2003.

Downloads

Publicado

17-12-2024

Como Citar

DO NASCIMENTO SOUZA, J.; ALMEIDA GALVÃO, C. . COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O CURSO A DISTÂNCIA DE TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO MULTIDIMENSIONAL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. EE01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID38023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38023. Acesso em: 30 dez. 2024.