CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SAÚDE E DE SOFRIMENTO MENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38127Palavras-chave:
saúde mental, promoção de saúde, universidades, educação superiorResumo
O presente artigo aborda a temática da saúde mental nas instituições de ensino superior (IES) e busca compreender e refletir sobre a demanda do sofrimento emocional em estudantes universitários, as quais têm sido amplamente dirigida para profissionais da psicologia. Baseou-se em uma metodologia exploratória-descritiva de inspiração cartográfica, utilizando diários de campo como ferramentas para analisar as dinâmicas cotidianas da comunidade acadêmica diante das manifestações de sofrimento emocional discente. Constatou-se que a gestão do sofrimento emocional na universidade é pautada pela lógica individualizante da psicopatologização e da medicalização da vida. Investiga aspectos institucionais das IES produtores de saúde e de sofrimento e analisa aspectos conjunturais da dimensão sociopolítica do mal-estar contemporâneo, que vem forjando subjetividades capturadas pela lógica neoliberal. Argumenta que a perspectiva da cultura do cuidado e da promoção de saúde nas universidades deve ser integrada de forma transversal em todas as atividades e estruturas universitárias, desde o currículo acadêmico até a gestão administrativa e os serviços oferecidos à comunidade.
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