CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SAÚDE E DE SOFRIMENTO MENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38127

Palavras-chave:

saúde mental, promoção de saúde, universidades, educação superior

Resumo

O presente artigo aborda a temática da saúde mental nas instituições de ensino superior (IES) e busca compreender e refletir sobre a demanda do sofrimento emocional em estudantes universitários, as quais têm sido amplamente dirigida para profissionais da psicologia. Baseou-se em uma metodologia exploratória-descritiva de inspiração cartográfica, utilizando diários de campo como ferramentas para analisar as dinâmicas cotidianas da comunidade acadêmica diante das manifestações de sofrimento emocional discente. Constatou-se que a gestão do sofrimento emocional na universidade é pautada pela lógica individualizante da psicopatologização e da medicalização da vida. Investiga aspectos institucionais das IES produtores de saúde e de sofrimento e analisa aspectos conjunturais da dimensão sociopolítica do mal-estar contemporâneo, que vem forjando subjetividades capturadas pela lógica neoliberal. Argumenta que a perspectiva da cultura do cuidado e da promoção de saúde nas universidades deve ser integrada de forma transversal em todas as atividades e estruturas universitárias, desde o currículo acadêmico até a gestão administrativa e os serviços oferecidos à comunidade.

 

 

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Biografia do Autor

Luciana Francisca de Oliveira, UFRGS

Graduada em Psicologia/PUCRS. Licenciada em Psicologia/UFRGS. Concluiu a Residência Integrada em Saúde na ênfase Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS. Especialista em Direitos Humanos/ESMPU/UFRGS. Especialista em Psicologia Social/CFP. Mestre em Educação/UFRGS. Doutoranda em Psicologia Social e Institucional/UFRGS.

Rosemarie Gartner Tschiedel, UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Psicologia Social e Institucional e docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, PPGPSI-UFRGS e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos Institucionais, Coletivos e de Subjetivação (NEPPICS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: redes e políticas públicas, psicologia trabalho e formação, saúde mental e atenção básica, saúde mental e infância e adolescência, processos grupais e subjetividade.

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

FRANCISCA DE OLIVEIRA, Luciana; GARTNER TSCHIEDEL, Rosemarie. CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE SAÚDE E DE SOFRIMENTO MENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM13, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38127. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38127. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

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