Conceitos de educação em saúde para a prática nos serviços

revisão narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38656

Palavras-chave:

educação em saúde, educação de pacientes, conceituação, serviços de saúde, saúde coletiva

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a evolução dos conceitos relacionados à saúde, à educação e à educação em saúde, realizando uma reflexão crítica deste último, a fim de considerá-lo na prática dos serviços na contemporaneidade. Trata-se de uma revisão narrativa realizada entre junho e outubro de 2023 a partir de levantamento de trabalhos científicos em português dos últimos 10 anos nas principais plataformas de pesquisa. Foi traçado um conceito de educação em saúde que, incorporado e refletido na prática dos serviços, poderá oportunizar indivíduos a trabalharem e desenvolverem autonomia para agir conscientemente diante das ações do cotidiano, da diversidade de vínculos afetivo-relacionais, das desigualdades de renda e de acesso a bens e serviços públicos, e dos determinantes sociais de saúde, respondendo às inquietações de profissionais que surgem na prática dos serviços de saúde.

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Publicado

24-08-2025

Como Citar

MARTINS, Frankly Eudes Sousa; GOMES, Francisco Vinícius Ferreira; GARCIA, Tulia Fernanda Meira. Conceitos de educação em saúde para a prática nos serviços: revisão narrativa. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI15, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38656. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38656. Acesso em: 6 dez. 2025.