Residencia Pedagógica y Lúdica en Educación Infantil:
experiencias en informe
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38933Keywords:
Experience, Pedagogical Residence, Learning, Early Childhood Education, PlayfulnessAbstract
This paper presents a report of pedagogical experiences lived by a resident of the Pedagogy Degree course at the Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES at the Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, in the Pedagogical Residency Program – PRP. The experience was experienced in person with the Level III class of Early Childhood Education at the São José Municipal School of Early Childhood Education, located in the city of Caicó–RN. The objective is to present the contributions of the student's practice in research at the school, as well as the students' learning. The contents developed in the classroom were within the plan pre-established by the school, and the methodology always used the fields of experience of the BNCC. The results of the experience demonstrated that the methodology through the pedagogical resource helps in the students' learning in a playful way, also allowing the teacher to perceive which difficulties the students present, in addition to providing and attracting the children's attention to the activities proposed by the research in the classroom. Finally, it is considered, in this work, that the use of these resources enabled learning both for the children and for the research involving practice and theory as a PRP resident.
Downloads
References
BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1994
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GATTI, B. A. A formação de professores no Brasil: Uma análise da situação atual e das perspectivas. Campinas: Papirus, 2014.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.
MANTOAN, M. T. E. A inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Cortez, 2003.
MISAKI, Junior. Miguel e o celular. São Paulo: Panda Books, 2019.
MONTENEGRO, Maria Eleusa; DOS REIS, Dalva Guimarães; ZINATO, Vitorina Angélica Montelo. A relação entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia. Universitas FACE (substituída pela Universitas Humanas), v. 3, n. 2, 2006.
POÇAS, Edgard. Superfantástico. Balão Mágico. Sony Music, 1983.
SMILE AND LEARN – PORTUGUÊS. Os números para crianças – Aprenda a contar de 1 a 10. YouTube, 16 out. 2018. Disponível em: https://youtu.be/Kp4XnRSYHy4?si=ysR3KY1WjrfJJh05. Acesso em: 20 jan. 2025.
WILLIS, Jeanne. ROSS, Tony. Morcego bobo. Tradução de Alice Kellen. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cauê Almeida Galvão, Rayza de Lira Tavares

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)