Residência Pedagógica e Ludicidade

experiências em relato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38933

Palavras-chave:

Experiência, Residência Pedagógica, Aprendizagem, Educação Infantil, Ludicidade

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato de experiências pedagógicas vivenciadas por uma residente do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no Programa de Residência Pedagógica – PRP. A experiência foi vivenciada de forma presencial com a turma de Nível III da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil São José, localizada na cidade de Caicó–RN. O objetivo é apresentar as contribuições da prática da estudante em pesquisa na escola, bem como a aprendizagem dos alunos. Os conteúdos desenvolvidos em sala de aula estavam dentro no plano preestabelecido pela escola, e a metodologia sempre utilizando os campos de experiência da BNCC. Os resultados da experiência demonstraram que a metodologia por meio do recurso pedagógico auxilia na aprendizagem dos alunos de forma lúdica, possibilitando também ao professor perceber quais dificuldades os alunos apresentam, além de proporcionar e atrair a atenção das crianças para as atividades propostas pela pesquisa em sala de aula. Por fim, considera-se, neste trabalho, que a utilização desses recursos possibilitou aprendizagem tanto para as crianças como para a pesquisa envolvendo a prática e teoria como residente do PRP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cauê Almeida Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus CERES Caicó. Doutor em Educação pelo Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (UniBF). Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). É bacharel em História - América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e licenciado em História pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED-UERJ). É fundador do Observatório de Política e Educação para as Drogas em Abya Yala (OPEDAY). Membro Associado Colaborador da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Tem experiências nas áreas de História da América Latina, Estudos Interdisciplinares, Guerra às Drogas, Estudos Antiproibicionistas, Racismo Institucional, Seletividade Penal, Formação de Professores, Educação Latino-Americana, História da Guiné-Bissau. Tem interesse por temas relacionados à História da América Latina, Colonialidade/Decolonialidade, Colonialismo, Movimentos de resistência do século XX, Movimentos Sociais Contemporâneos,Investigação Ação-Participativa (IAP), Punitivismo, Educação não-escolar, Educação popular, Cultura RAP e Produção audiovisual autônoma, Conexões entre Brasil e África. Autor do Livro DECIVILIZA-TE: propostas para um(a) educador(a) abyalense.

Rayza de Lira Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Graduanda em Docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e Psicopedagogia pela Faculdade de Minas Gerais EAD –FACUVALE.

Referências

BROUGÈRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1994

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Ed. Paz e Terra, São Paulo, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GATTI, B. A. A formação de professores no Brasil: Uma análise da situação atual e das perspectivas. Campinas: Papirus, 2014.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

MANTOAN, M. T. E. A inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Cortez, 2003.

MISAKI, Junior. Miguel e o celular. São Paulo: Panda Books, 2019.

MONTENEGRO, Maria Eleusa; DOS REIS, Dalva Guimarães; ZINATO, Vitorina Angélica Montelo. A relação entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia. Universitas FACE (substituída pela Universitas Humanas), v. 3, n. 2, 2006.

POÇAS, Edgard. Superfantástico. Balão Mágico. Sony Music, 1983.

SMILE AND LEARN – PORTUGUÊS. Os números para crianças – Aprenda a contar de 1 a 10. YouTube, 16 out. 2018. Disponível em: https://youtu.be/Kp4XnRSYHy4?si=ysR3KY1WjrfJJh05. Acesso em: 20 jan. 2025.

WILLIS, Jeanne. ROSS, Tony. Morcego bobo. Tradução de Alice Kellen. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

22-05-2025

Como Citar

GALVÃO, Cauê Almeida; DE LIRA TAVARES, Rayza. Residência Pedagógica e Ludicidade: experiências em relato. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. RE02, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38933. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38933. Acesso em: 7 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.