MISSÕES DA LÓGICA

OFICINAS DESPLUGADAS COM PENSAMENTO COMPUTACIONAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41944

Palavras-chave:

pensamento computacional, lógica matemática, funções executivas, educação inclusiva, neurodivergência

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica desplugada voltada ao desenvolvimento do pensamento computacional e do controle inibitório em crianças neurodivergentes, com ênfase em perfis de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Intitulada Missões da Lógica, a proposta é composta por quatro oficinas lúdicas estruturadas como desafios sequenciais, que articulam elementos de lógica matemática, programação desplugada, funções executivas e mediação afetiva. Fundamentada em autores como Wing, Papert, Barkley, Mantoan e Brackmann, a intervenção busca promover habilidades cognitivas, autorregulação emocional e protagonismo infantil em ambientes inclusivos. O projeto tem caráter teórico-propositivo, sendo ainda não aplicado, mas concebido com base em experiências anteriores e evidências científicas. Cada missão é pensada como uma aventura simbólica que favorece o engajamento e a aprendizagem significativa. Trata-se de uma proposta inovadora e replicável para o ensino de Ciências e Matemática em contextos educativos acessíveis, com potencial para impactar práticas pedagógicas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento integral.

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Biografia do Autor

Angela Costa Santa Brígida, Universidade Federal do Pará

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é professora de magistério superior da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências, ensino, sensor óptico e fibra com grade de bragg. Também, tem experiência no estudo de metodologias ativas e ensino de Física

Débora da Silva Farias Araújo, Preventório Santa Terezinha, Belém, Pará, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP (2017), especialista em Psicopedagogia (2018), Educação Especial Inclusiva (2018) e Neuropsicopedagogia (2023).

Samia Santa Brígida Nogueira, Instituto Federal do Pará - IFPA, Brasil

Graduanda em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), com conclusão prevista para 2025. Durante a graduação, foi voluntária em um projeto de Iniciação Científica voltado ao estudo da geografia física costeira do município de Salinópolis. Participou de projeto de extensão com foco no ENEM, atuando no apoio pedagógico a estudantes do ensino médio. Também foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvendo práticas educativas em escolas públicas.

Cledson Santana Lopes Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Doutor em Física pela Universidade do Poto. Interesses na interação da luz com a matéria na qual envolve os princípios básicos e fenômenos de óptica linear e não linear; Aplicação da óptica não-linear e ultra-rápida no estudo da dinâmica de desmagnetização em filmes magnéticos usando a técnica pump-probe não-degenerado baseado em fibra oca para o estudos de propriedades magnéticas em filmes finos e Estudo de Metodologias ativas de aprendizagens para o ensino de Física.

Sineide Costa Santa Brígida, Secretaria Municipal de Educação (SEMEC/Belém), Brasil

Licenciatura e Bacharelado em Pedagogia pela universidade estadual vale do acarau / 2004. Especialista em Educação Especial  Inclusiva e educação Especial TEA. Trabalha atualmente na UEI CATALINA III/ SEMEC BELEM como professora da educação infantil,  e na EEEFM AGOSTINHO MONTEIRO/ Seduc, como especialista em educação.

Daniana de Costa, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta A, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Salinópolis. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), integrante do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Cultura (EMAC) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2019 - atual). Faz pesquisas em Educação Matemática, em especial, que versam sobre a Modelagem Matemática, Sustentabilidade e Educação Ambiental.

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Publicado

25-12-2025

Como Citar

COSTA SANTA BRÍGIDA, Angela; DA SILVA FARIAS ARAÚJO, Débora; SANTA BRÍGIDA NOGUEIRA, Samia; SANTANA LOPES GONÇALVES, Cledson; COSTA SANTA BRÍGIDA, Sineide; DE COSTA, Daniana. MISSÕES DA LÓGICA: OFICINAS DESPLUGADAS COM PENSAMENTO COMPUTACIONAL E FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS NEURODIVERGENTES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. AI04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41944. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41944. Acesso em: 26 dez. 2025.

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