ECOS DE MÍMISBRUNNR

DIALOGISMO E ENTRE-LUGARES NA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE HELVEGEN E FEHU NA SÉRIE NORSEMEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40623

Palavras-chave:

Norsemen, entre-lugares, tradução intersemiótica, mitologia nórdica, dialogismo

Resumo

Este artigo pretende explorar a interação entre a trilha sonora e a narrativa visual na série Norsemen, com foco em como a música contribui para a construção de entre-lugares culturais e adiciona camadas de significado à trama. O estudo se baseia em conceitos teóricos do dialogismo de Bakhtin (2003 [1979]; 2016 [1952-1953])), entre-lugares de Bhabha (2013 [1949]) dos estudos da tradução Magalhães (2001), Pagano (2001), Rossi (2007) e Sousa & Branco (2015) e da tradução intersemiótica de (Jakobson, 1974; Plaza 2003), aplicados aos episódios “The Funeral” e “East vs. West” e às canções “Helvegen” e “Fehu” do grupo musical norueguês Wardruna. A metodologia adotada é qualitativa e interpretativa, envolvendo a tradução das letras das canções, bem como a análise das cenas selecionadas. O objetivo é entender como a trilha sonora dialoga com a narrativa visual e contribui para a percepção dos entre-lugares culturais. A análise busca trazer à tona como a trilha sonora e a narrativa se inter-relacionam, de modo a enriquecerem a experiência do espectador. O artigo está estruturado em quatro capítulos: Introdução, Dialogismo, entre-lugares e tradução intersemiótica: revisando os conceitos teóricos, Análise e Palavras (in)conclusivas.

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Biografia do Autor

Fábio Marques de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

As palavras e as manifestações artístico-culturais sempre foram uma paixão, permeando a minha constituição pessoal e profissional. Tendo a palavra como elemento estruturante da minha carreira, atuo como Professor Doutor Associado no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente. Oriento pesquisas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE-UFCG) nas linhas de pesquisa: 3. Ensino de línguas e formação docente e, 4. Práticas Sociais, Históricas e Culturais de Linguagem. Tenho formação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Tradução, Relações Internacionais e Educação. Para além da palavra, o cinema, arte que agrega outras linguagens, foi o mediador das reflexões desenvolvidas na minha pesquisa de doutorado (USP). No estágio de pós-doutorado (como bolsista PNPD-CAPES-MEC) em Educação Contemporânea (UFPE), dialoguei com a consolidação da minha linha de pesquisa em Tecnologias, Culturas e Linguagens (TECLIN), registrada no diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, no qual sou líder do TECLIN e do Círculo de Bakhtin em Diálogo (UEPB). Atualmente, meus temas de interesse gravitam em torno da: i) Linguística Aplicada: ensino-aprendizagem e mediação; ii) Diplomacia Cultural e Políticas Linguísticas, iv) Teoria Dialógica da Linguagem. fabiohispanista@gmail.com

Referências

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Publicado

28-10-2025

Como Citar

SOUSA , Déborah Letícia Ferreira de; SOUZA, Fábio Marques de. ECOS DE MÍMISBRUNNR: DIALOGISMO E ENTRE-LUGARES NA TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DE HELVEGEN E FEHU NA SÉRIE NORSEMEN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40623. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40623. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

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