ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID40986Palavras-chave:
ensino, assitência à saúde, prisõesResumo
A assistência à saúde de pessoas privadas de liberdade requer formação profissional específica e contínua, a fim de se adquirir e aperfeiçoar competências para atuação em contextos de populações vulnerabilizadas. O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa da literatura concernente a estratégias educacionais aplicadas ao ensino da assistência à saúde de pessoas privadas de liberdade. Para tanto, foram aplicados os descritores “education”, “prisons” e “health care” às bases de dados Scopus, Science Direct, NCBI (via PubMed) e Google Scholar, sem restrição temporal, a fim de responder a pergunta de pesquisa “Quais as estratégias educacionais aplicadas ao ensino da assistência à saúde voltada a pessoas privadas de liberdade no contexto do ensino na saúde?”. Constatou-se escassez de estudos sobre o tema, tanto durante a revisão integrativa quanto durante o levantamento bibliográfico não sistematizado para constituição do referencial teórico e discussão dos resultados. A revisão integrativa selecionou 6 artigos, todos publicados a partir do século XXI. Estes abrangeram graduação, pós-graduação e educação permanente para formação profissional e educação em saúde para pessoas privadas de liberdade. O fortalecimento de pesquisas sobre o tema no contexto do ensino na saúde é urgente e fundamental, a fim de fomentar implantação curricular e desenvolvimento de políticas públicas que apóiem a remodelagem dos processos de formação profissional e de trabalho no serviço de saúde.
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