DA RELAÇÃO ENTRE SÓCRATES E A FORMAÇÃO
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MESTRIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237Palavras-chave:
Sócrates, Formação, Filosofia, Ocupar-se, MestriaResumo
O presente artigo tem por objetivo explorar, através da relação entre Sócrates e a formação – e tendo como base o desenvolvimento de sua mestria –, como Sócrates constitui, a partir da filosofia, uma forma de vida e, como isso, passa a influenciar o desenvolvimento de seu papel como mestre. O material utilizado, visando bem contemplar ao objetivo proposto, se dá pelo contato com os diálogos platônicos, tendo como referência, sobretudo, a obra Apologia de Sócrates. A pesquisa também possui por fundamento a utilização de materiais complementares de pensadores e comentadores que agregam e auxiliam para um maior aprofundamento da temática. Assim, o trajeto desenvolvido pelo presente escrito repousa, inicialmente, na identificação de como Sócrates estabelece, através da filosofia, uma forma de vida. Na sequência, o texto nutre-se em torno da análise das dimensões do ocupar-se, tomando como referência nessa explanação a fundamentação estabelecida a partir do contato com o sentido pedagógico das metáforas socráticas. E, como último movimento da pesquisa, se postula uma análise reflexiva a respeito da contribuição de Sócrates para a formação humana, tendo como base os dois passos discutidos: uma forma de viver ancorada no viés filosófico e uma pedagogia exemplificada pelas metáforas socráticas.
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