DA RELAÇÃO ENTRE SÓCRATES E A FORMAÇÃO

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MESTRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237

Palavras-chave:

Sócrates, Formação, Filosofia, Ocupar-se, Mestria

Resumo

O presente artigo tem por objetivo explorar, através da relação entre Sócrates e a formação – e tendo como base o desenvolvimento de sua mestria –, como Sócrates constitui, a partir da filosofia, uma forma de vida e, como isso, passa a influenciar o desenvolvimento de seu papel como mestre. O material utilizado, visando bem contemplar ao objetivo proposto, se dá pelo contato com os diálogos platônicos, tendo como referência, sobretudo, a obra Apologia de Sócrates. A pesquisa também possui por fundamento a utilização de materiais complementares de pensadores e comentadores que agregam e auxiliam para um maior aprofundamento da temática. Assim, o trajeto desenvolvido pelo presente escrito repousa, inicialmente, na identificação de como Sócrates estabelece, através da filosofia, uma forma de vida. Na sequência, o texto nutre-se em torno da análise das dimensões do ocupar-se, tomando como referência nessa explanação a fundamentação estabelecida a partir do contato com o sentido pedagógico das metáforas socráticas. E, como último movimento da pesquisa, se postula uma análise reflexiva a respeito da contribuição de Sócrates para a formação humana, tendo como base os dois passos discutidos: uma forma de viver ancorada no viés filosófico e uma pedagogia exemplificada pelas metáforas socráticas.

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Publicado

03-01-2025

Como Citar

DA SILVA ROSSETTO, M.; MARTINI, S. DA RELAÇÃO ENTRE SÓCRATES E A FORMAÇÃO : O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MESTRIA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. FEE01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37237. Acesso em: 30 jan. 2025.