HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732

Palabras clave:

Educação, Hannah Arendt, Filosofia

Resumen

Hannah Arendt é uma pensadora que dedicou basicamente a totalidade das suas pesquisas e reflexões à compreensão dos acontecimentos políticos do seu tempo, com foco principalmente nos fenômenos totalitários em suas versões comunista e nazista; isso significa dizer, em termos gerais, que sua maior contribuição foi no campo do pensamento político. Hannah Arendt, portanto, não é propriamente uma pensadora da educação, mas em sua época ela refletiu profundamente sobre essa atividade humana importante e indispensável, no intuito de compreender principalmente a sua verdadeira função na sociedade; o resultado dessa reflexão se mostrou não apenas consistente e útil naquele momento, mas também indispensável para o debate futuro sobre a prática educativa como um todo. Assim, o objetivo deste texto é apresentar e destacar, ainda que modo introdutório, o posicionamento dessa pensadora sobre a função da educação, a partir dos seus próprios escritos e dos textos de alguns autores que dedicam suas pesquisas à compreensão do seu pensamento.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Jõao Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Citas

AGUIAR, Odílio Alves. Condição Humana e educação em Hanna Arendt. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 23-42, jul./dez. 2008.

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: Entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação e liberdade em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.3, p. 465-479, set./dez. 2008.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2009.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1972.

BOWEN-MOORE, Patricia. Hannah Arendt's Philosophy of Natality. Macmillan Press, 1989.

BRAGA, Ivan Serra. Crise na política e crise na educação: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. 2006. 113 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba/SP.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013.

CÉSAR, M. R. A. DUARTE, A. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 823-837, set./dez. 2010.

FILHO, Fausto dos Santos Amaral. Os filósofos e a educação. Chapecó: Argos, 2014.

FONSECA, Paula Fontana. Eu não ando só: Hannah Arendt e o compromisso da educação. Psicologia USP, v.27, n.3, p.503-509, 2016.

FRY, Karin. Compreender Hannah Arendt. Trad. Paulo Ferreira Valério. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LEVINSON, Natasha. The Paradox of Natality: Teaching in the Midst of Belatedness. In: GORDON, Mordechai (Ed.). Hannah Arendt and education: renewing our cornmon world . Westview Press, 2001.

NASCIMENTO, Lizandra Andrade; GARCIA, Cláudio Boeira. Hannah arendt: vínculo e distinção entre educação e política. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

NIXON, Jon. Hannah Arendt: the promise of education. Springer Nature, 2020.

SLMITH, Stacy. Education for judgment: an Arendtian Oxymoron? In: GORDON, Mordechai (Ed.). Hannah Arendt and education: renewing our cornmon world. Westview Press, 2001.

SNELGROVE, David. Political Upheaval and Turmoil’s Shaping Educational Philosophy: Hannah Arendt on Education. Journal of Philosophy & History of Education, v. 64, n. 1, p.21-38, 2014.

SNIR, Itay. Tradition, authority and dialogue: Arendt and Alexander on education. Foro de Educación, 16(24), 21-40, 2018.

SOARES, Ademilson de Sousa. Infância, natalidade e educação: diálogos com Hannah Arendt. Educação Unisinos, v.21, n.1, p. 12-20, janeiro/abril, 2017.

SOUZA, Marcelo Gustavo de. Educar para o pensamento: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. Perspectiva, Florianópolis, v.17, n.32, p. 83-97, jul/dez. 1999.

VICENTE, José João Neves Barbosa. Compreendendo a educação com Hannah Arendt. Ananindeua: Itacaiúnas, 2021.

Publicado

18-03-2024

Cómo citar

NEVES BARBOSA VICENTE, J. J. HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 24, n. 1, p. FI01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32732. Acesso em: 21 nov. 2024.