SPECIAL EDUCATION TEACHERS IN THE STATE OF RIO GRANDE DO NORTE

UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777

Keywords:

serviço de apoio, professores de educação especial, necessidades educacionais específicas

Abstract

The main objective of this article is to present an overview of the support service related to Special Education in the context of the state education network of Rio Grande do Norte (RN), with an emphasis on the performance of Special Education teachers in regular classrooms. The methodological approach adopted is qualitative (Minayo, 2015) and the Case Study method (Stake, 2010) is used. This study is carried out through documentary research and a systematic literature review. The data collection sources are books, published articles and legal documents that govern special education in the state of Rio Grande do Norte. The results indicate a support service that considers the particularities of students with specific educational needs (SEN) who are enrolled in the network and that seeks dialogue with regular classroom teachers with a focus on consolidating collaborative work, which still presents itself as a great challenge. Finally, it is of fundamental importance to consider that the service offered by the state education network of Rio Grande do Norte through the work of special education teachers in the field of inclusive practices has received due recognition as a possibility of guaranteeing the right to education aimed at the special education public.

 

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Author Biographies

Marianna Medeiros da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer

Mestre em Educação Especial pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Especial (PPGEEsp-UFRN), na Linha de Pesquisa Processos de Ensino e de Aprendizagem na Perspectiva da Educação Especial. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atuou na Rede Pública de Ensino Municipal de Natal/RN como professora de sala de aula regular (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e na Sala de Recursos Multifuncional - SRM em uma escola de Tempo Integral. Na Rede Pública Estadual atua como Professora de Educação Especial de agosto de 2019 até setembro de 2023, hoje atua como assessora pedagógica na Subcoordenadoria de Educação Especial - SUESP/SEEC. Iniciou a trajetória acadêmica como bolsista de Iniciação Científica e de Extensão em projetos voltados para a área do Atendimento Educacional Especializado - AEE, bem como para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental, na Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Educação Especiais (Base NEE/CE/UFRN), no período de (2012 - 2015) e desenvolveu atividades de apoio logístico no Curso de Aperfeiçoamento: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação Inclusiva, no período de (2013 - 2015).

Alessandra de Araújo Gonçalves Gomes, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009), com Especialização em Leitura e Literatura/FAL(2013); Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica/FAVENI (2020). Mestranda em Ciências da Educação /WUE. Possui capacitação em Atendimento Educacional Especializado/UFERSA (2016) e em Braille/ UFRJ (2018). Professora Efetiva da Rede Estadual do RN, onde já Trabalhou no Centro de Apoio Pedagógico a pessoa com deficiência Visual CAP RN. Atuou como professora do AEE na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Jorge Fernandes e no Centro de Educação Especial ( CEESP ). Trabalhou também como professora de Educação Especial na EITI Joaquim Torres. Escreveu diversos livros em Cordel. Participando como autora de Cordel no Concurso de Expressão Cultural/UFRN-2013-Cordéis para pendurar na memória. Atualmente desenvolve seus trabalhos como técnica na Subcoordenadoria de Educação Especial do RN (SUESP/SEEC) como Assessora Pedagógica.

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Published

24-08-2025

How to Cite

SILVA, Linda Carter Souza da; SILVA, Marianna Medeiros da; GOMES, Alessandra de Araújo Gonçalves. SPECIAL EDUCATION TEACHERS IN THE STATE OF RIO GRANDE DO NORTE: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37777. Acesso em: 24 dec. 2025.

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