AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS RACIAIS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32211

Palavras-chave:

Assistência estudantil; Cotas raciais; Permanência escolar; Ensino técnico

Resumo

Estudos que avaliam o impacto da assistência estudantil na garantia da permanência dos estudantes são importantes, uma vez que demonstram a efetividade da política. Quando essa análise é feita tendo como público específico os estudantes cotistas raciais, torna-se ainda mais relevante, pois esses estudantes, na sua trajetória de vida, sofrem com os efeitos do racismo, que muitas vezes os impedem de ascender socialmente e de ocupar espaços socialmente valorizados, majoritariamente ocupados por pessoas brancas. A pesquisa teve como objetivo compreender o impacto que a assistência estudantil exerce na permanência e formação educacional dos estudantes cotistas raciais no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Governador Valadares. Teve como público alvo os estudantes cotistas raciais dos segundos e terceiros anos do ensino médio técnico integrado. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram análise documental, questionário e entrevista. Este estudo evidenciou que, além de garantir o ingresso do estudante negro na instituição de ensino, também é necessário garantir a ele a possibilidade de permanecer na instituição até a conclusão do seu curso. Os dados apresentados no artigo demonstram que a assistência estudantil auxilia nesse processo.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia de Azevedo Peixoto , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRRJ. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Psicologia na UFRRJ; Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) e Educação Agrícola (PPGEA); Coordenadora do LEVICA (Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes; Supervisora de Estágio. É membro do GT: Saúde mental e competências: avaliação, prevenção e tratamento (ANPEPP). Foi Coordenadora do Curso de Psicologia e já atuou como Coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada. Foi professora da graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá. Atuou como psicóloga na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias na área da saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Terapia Cognitivo-comportamental e Terapia do Esquema, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e intervenção com crianças vítimas de violência, em comunidades vulneráveis, psicologia da assistência social, formação em psicologia e ansiedade infantil.

Lenício Dutra Marinho Júnior, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduado em História pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2004), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009) e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atual como professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Governador Valadares. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteira, paisagem e impactos socioambientais, educação e currículo, história regional.

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Publicado

28-11-2023 — Atualizado em 15-05-2024

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Como Citar

ROCHA MORAIS, G.; DE AZEVEDO PEIXOTO , A. C. .; DUTRA MARINHO JÚNIOR, L. . AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS RACIAIS DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. EE04, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32211. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32211. Acesso em: 21 nov. 2024.