UMA HISTÓRIA E CULTURA AFROCENTRADA: REFLEXÕES IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32997

Palavras-chave:

educação; identidade; relações étnico-raciais.

Resumo

Este artigo é fruto do desdobramento de uma ação desenvolvida na sala de aula no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira na Educação, realizada junto a uma turma de história e cultura afro-brasileira e africana no processo de construção e afirmação identitária dos estudantes do Ensino Médio. O presente trabalho foi desenvolvido no turno vespertino, no período de 21 de setembro de 2022 a 29 de setembro de 2022, utilizando o método da pesquisa-ação, a partir do planejamento e vivência de uma sequência didática. A pesquisa revelou-se como uma estratégia pedagógica viável para potencializar os estudos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, capaz de transformar os sujeitos e suas realidades. Os referenciais teóricos utilizados estiveram amparados nas produções de Appiah (1992); Fanon (2008); Gomes (2017); Munanga (2005); Santos (2005); Silva (2007).  Assim, este estudo contribuiu para o reconhecimento e afirmação identitária dos (as) estudantes, apontando possibilidades de ações concretas em direção à superação de uma educação monocultural e eurocêntrica.

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Biografia do Autor

Jonas Da Silva Santos, UNEB

Autor

Carla Liane Nascimento dos Santos, UNEB

Coautora

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Publicado

18-10-2024

Como Citar

DA SILVA SANTOS, J.; NASCIMENTO DOS SANTOS, C. L. . . UMA HISTÓRIA E CULTURA AFROCENTRADA: REFLEXÕES IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. FIA07, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32997. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32997. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais