A leitura do mundo perante contextos marcados pela diversidade
o território enquanto chave para compreensão da palavra-mundo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35821Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação Contextualizada , Educação PopularResumo
Resumo: O presente estudo quer se debruçar sobre o contexto em dinâmicas de leitura do mundo. No estudo, o sujeito de investigação é a palavra-mundo, enquanto instrumental que antecede a leitura da palavra escrita e ocorre por meio de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, considerando o território como categoria de análise. O estudo quer investigar elementos conceituais que contribuam com o entendimento daquilo que ocorre em dinâmicas territoriais e que abrem caminhos para o desvelamento do contexto, mediante análise de conteúdo. Como resultados, são apresentados apontamentos relacionados a esclarecimentos conceituais sobre dinâmicas territoriais. Enquanto discussão, pontuam-se questões decorrentes do apontamento dos resultados, evocando-se a necessidade de um olhar mais atento ao contexto vivido, diante de manifestações imateriais que se materializam em processos de territorialização. O presente estudo abre perspectivas para a necessidade de um olhar mais atento ao contexto, em vista de compreensões com mais profundidade da leitura do mundo, da abertura de possibilidades às pessoas quanto ao direito de ser-mais e de viver plenamente o exercício da cidadania, enquanto sujeitos de direitos.
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