AUTISMO COMO JUSTIFICATIVA PARA COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS

REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38120

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, patologização, medicalização, normatização de comportamentos

Resumo

Com as recentes mudanças nos critérios diagnósticos com sua maior abrangência, houve uma maior possibilidade na identificação do autismo nos últimos anos. Isso pode se refletir também em uma nova forma de se justificar comportamentos e sentimentos considerados desviantes ou indesejados por meio deste transtorno de neurodesenvolvimento. Este estudo tem como objetivo investigar o fenômeno da patologização na atribuição do diagnóstico de autismo por parte de profissionais da saúde, da educação, das famílias e também da própria pessoa diagnosticada. A partir de um estudo de caso de um jovem de 18 anos atendido em um Caps IJ e de reflexões acerca da literatura científica, discutimos a possibilidade de alguns casos de investigação de TEA estarem relacionados à patologização de comportamentos normais. O diagnóstico de TEA, dessa forma, pode surgir como uma justificativa socialmente aceitável para comportamentos de outra ordem, como timidez, dificuldade de comunicação ou mesmo a homossexualidade, como no estudo de caso analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBASS, A.A.; NOWOWEISKI, S.J.; BERNIER D; et al. Review of psychodynamic psychotherapy neuroimaging studies. Psychother Psychosom. 2014;83(3):142-7.

ALVES, M.R.; MAIA, F.A.; ALMEIDA, M.T.C.; et al. Estudo de Propriedades Psicométricas do M-Chat no Brasil. Psicol cienc prof. 2022;42:e238467.

AZAD, G.; WOLK, C.B.; MANDELL, D.S. Ideal Interactions: Perspectives of Parents and Teachers of Children With Autism Spectrum Disorder. Sch Comm J. 2018 Fall-Winter;28(2):63-84.

BABAEI, P.; AZARI, H.B. Exercise Training Improves Memory Performance in Older Adults: A Narrative Review of Evidence and Possible Mechanisms. Front Hum Neurosci. 2022 Jan 27;15:771553.

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC) (US). Data & Statistics on Autism Spectrum Disorder. 23 de março de 2023. Disponível em: https://www.cdc.gov/media/releases/2023/p0323-autism.html. Acesso em: 12 set. 2024

CLARK, D.A.; BECK, A.T. Cognitive theory and therapy of anxiety and depression: convergence with neurobiological findings. Trends Cogn Sci. 2010 Sep;14(9):418-24.

COLLARES, C.M.A.L.; MOYSÉS; M.A.A. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico (A patologização da Educação). Publ. Série Idéias, São Paulo, v. 23, p. 25-31, 1995.

COLLINS, J.; HORTON, K.; GALE-ST IVES, E.; et al. A Systematic Review of Autistic People and the Criminal Justice System: An Update of King and Murphy (2014). J Autism Dev Disord. 2023 Aug;53(8):3151-3179.

CHRISTOFARI, A.C. Medicalização na infância: disciplinamento, controle e punição. Zero-a-Seis, n. Especial. 2022. (24): 685-713.

DAVIDSON, R.J.; MCEWEN, B.S. Social influences on neuroplasticity: stress and interventions to promote well-being. Nat Neurosci. 2012 Apr 15;15(5):689-95.

ERICKSON, K.I., VOSS, M.W., PRAKASH, R.S.; et al. Exercise training increases size of hippocampus and improves memory. Proc Natl Acad Sci U S A. 2011 Feb 15;108(7):3017-22.

FLORES, M.R.; SMEHA, L.N.. Bebês com risco de autismo: o não-olhar do médico. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica [online]. 2013, v. 16, n. spe, pp. 141-157. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-14982013000300010 Acesso em em 11 set. 2024.

GOLDBERG, D. The classification of mental disorder: A simpler system for DSM-V and ICD-11. Advances in Psychiatric Treatment, [s. l.], v. 16, p. 14-9, 2010.

HO, T.C.; KING, L.S. Mechanisms of neuroplasticity linking early adversity to depression: developmental considerations. Transl Psychiatry. Oct 9;11(1):517.

KING, C.; MURPHY, G.H. A systematic review of people with autism spectrum disorder and the criminal justice system. J Autism Dev Disord. 2014 Nov;44(11):2717-33.

LI, M.; D'ARCY, C.; MENG, X. Maltreatment in childhood substantially increases the risk of adult depression and anxiety in prospective cohort studies: systematic review, meta-analysis, and proportional attributable fractions. Psychol Med. 2016 Mar;46(4):717-30.

LORD, C.; BRUGHA, T.S.; CHARMAN, T.; et al. Autism spectrum disorder. Nat Rev Dis Primers 6, 5 (2020)

MAGALHÃES, J.M.; RODRIGUES, T.A.; NETA, M.M.R; et al.Experiences of family members of children diagnosed with autism spectrum disorder. Revista Gaúcha de Enfermagem [online]. 2021, v. 42. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200437 Acesso em: 11 set. 2024.

MANDOLESI, L.; GELFO, F.,;SERRA, L.; et al. Environmental Factors Promoting Neural Plasticity: Insights from Animal and Human Studies. Neural Plast. 2017;2017:7219461.

MCEWEN, B.S. Protection and damage from acute and chronic stress: allostasis and allostatic overload and relevance to the pathophysiology of psychiatric disorders. Ann NY Acad Sci. 2004;1032:1–7

MOON, S.J.; HWANG, J.S.; SHIN, A.L.; et al. Accuracy of the Childhood Autism Rating Scale: a systematic review and meta-analysis. Dev Med Child Neurol. 2019 Sep;61(9):1030-1038.

ORTEGA, F. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciência & Saúde Coletiva. 2009 14(1), 67–77.

PUDERBAUGH, M.; EMMADY, P.D. Neuroplasticity. [Updated 2023 May 1]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023 Jan. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK557811/ Acesso em: 23 out. 2024.

RICCI, T.E.; FERNANDES, A.D.S.A.; CESTARI, L.M.Q.; et al. Tired therapists: from the precariousness of work to the precariousness of care in the autism industry. In SciELO Preprints (2023). Disponível em https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.6634 Acesso em: 23 out. 2024.

RIOS, C.; CAMARGO, K.R. Especialismo, especificidade e identidade - as controvérsias em torno do autismo no SUS. Ciência & Saúde Coletiva, (2019) 24(3), 1111–1120.

ROSEN, N.E.; LORD, C. VOLKMAR, F.R. The Diagnosis of Autism: From Kanner to DSM-III to DSM-5 and Beyond. J Autism Dev Disord. 2021 Dec;51(12):4253-4270.

SCALA, F.; NENOV, M.N.; CROFTON, E.J.; et al. Environmental Enrichment and Social Isolation Mediate Neuroplasticity of Medium Spiny Neurons through the GSK3 Pathway. Cell Rep. 2018 Apr 10;23(2):555-567.

SCHOEN-FERREIRA, T. H.; AZNAR-FARIAS, M.; SILVARES, E.F.M. Adolescência através dos séculos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, (2020) 26(2), 227–234.

SOUSA A.M.O.P.; ALVES, R.R.N. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2017;34(105):320-331

STADNICK, N., CHLEBOWSKI, C.; BROOKMAN-FRAZEE, L. Caregiver-Teacher Concordance of Challenging Behaviors in Children with Autism Spectrum Disorder Served in Community Mental Health Settings. J Autism Dev Disord. 2017 Jun;47(6):1780-1790.

STEYER, S.; LAMOGLIA, A.; BOSA, C.A. A Importância da Avaliação de Programas de Capacitação para Identificação dos Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Trends in Psychology [online]. 2018, v. 26, n. 3, pp. 1395-1410. Disponível em https://doi.org/10.9788/TP2018.3-10Pt Acesso em: 19 set. 2024.

TAU, G.Z.; PETERSON, B.S. Normal development of brain circuits. Neuropsychopharmacology. 2010 Jan;35(1):147-68.

WALTON, K.M.; BOROWY, A.R.; TAYLOR, C.A. "It just depends": Parent, teacher, and expert conceptualization of social communication in young autistic children. Autism. 2024 Apr;28(4):920-931.

Downloads

Publicado

04-06-2025

Como Citar

YAMASHIRO, Alberto Shodi; GARCIA, Marcos Roberto Vieira. AUTISMO COMO JUSTIFICATIVA PARA COMPORTAMENTOS INDESEJÁVEIS: REFLEXÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38120. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38120. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.