O USO DE TELAS NA INFÂNCIA E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39733

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Tecnologias, Uso de Telas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos do uso de telas, observando como isso se tornou um hábito que beneficia e, simultaneamente, desencadeia várias consequências negativas para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, visto que, a infância é um período de muitas mudanças biológicas e psicossociais. Diante disso, se faz necessário refletir sobre de que forma essas tecnologias seriam aliadas ou prejudiciais ao processo de desenvolvimento da criança. Para a escrita desse artigo foi realizada um extenso levantamento de artigos e livros relevantes ao tema, para construirmos um estado da arte do processo, e consequentemente, analisar os impactos na atualidade pós-pandêmica.

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Biografia do Autor

Cauê Almeida Galvão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Substituto do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus CERES Caicó. Doutor em Educação pelo Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA). Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira (UniBF). Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). É bacharel em História - América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e licenciado em História pelas Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Drogas (GPED-UERJ). É fundador do Observatório de Política e Educação para as Drogas em Abya Yala (OPEDAY). Membro Associado Colaborador da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Tem experiências nas áreas de História da América Latina, Estudos Interdisciplinares, Guerra às Drogas, Estudos Antiproibicionistas, Racismo Institucional, Seletividade Penal, Formação de Professores, Educação Latino-Americana, História da Guiné-Bissau. Tem interesse por temas relacionados à História da América Latina, Colonialidade/Decolonialidade, Colonialismo, Movimentos de resistência do século XX, Movimentos Sociais Contemporâneos,Investigação Ação-Participativa (IAP), Punitivismo, Educação não-escolar, Educação popular, Cultura RAP e Produção audiovisual autônoma, Conexões entre Brasil e África. Autor do Livro DECIVILIZA-TE: propostas para um(a) educador(a) abyalense.

Ana Tereza Mariz de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de Pedagogia em seu último período da graduação, com um interesse a mais pela educação especial e inclusiva, buscando ampliar os conhecimentos e práticas pedagógicas para promover um ambiente escolar mais acessível e acolhedor para todos, diante disso cursando pós-graduação em Educação Inclusiva.  

Hanna Moab Dantas de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Pedagogia cursando o último período da graduação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com interesses relacionados à Psicopedagogia, Pedagogia Social, Gestão Escolar e Pedagogia Empresarial. Atualmente, orientadora social no SCFV do Centro de Referência de Assistência Social.

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Publicado

22-05-2025

Como Citar

GALVÃO, Cauê Almeida; MARIZ DE MEDEIROS, Ana Tereza; MOAB DANTAS DE LIMA, Hanna. O USO DE TELAS NA INFÂNCIA E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI06, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID39733. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/39733. Acesso em: 5 dez. 2025.

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