Tourism of events in Campos do Jordão: CJCVB strategies to attract events

Autores

  • Valéria Luiza Pereira Fedrizzi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão, Brasil
  • Bruna de Castro Mendes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão, Brasil
  • Magda Schliemann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2017v5n0ID12561

Palavras-chave:

Campos do Jordão. Turismo de Eventos. Convention and Visitors Bureaus.

Resumo

O objetivo desse  artigo foi apresentar Campos do Jordão, situada no extremo leste do estado de São Paulo, como sendo uma cidade privilegiada pela sua posição estratégica, clima, fauna e flora. De toda sua oferta turística, analisou-se o segmento de eventos na cidade e seu fomento via captação realizada pelo Campos do Jordão e Região CVB (CJCVB), utilizando-se de uma metodologia amparada no programa exploratório-descritivo, baseando-se nos dados fornecidos pelo CJCVB, como também em pesquisa bibliográfica. A cidade conta com várias opções de espaços adequados para a operacionalização de eventos, bem como, a abundante oferta de leitos hoteleiros, para seus participantes, evidenciando-se a contribuição dessa entidade na geração de receita proveniente dos eventos captados e apoiados nos respectivos períodos (2006-2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015). Percebe-se uma mudança de perfil de eventos na cidade, pois além dos já consolidados eventos de negócios, a cidade tem captado também eventos esportivos, contando com suas áreas naturais, e esses eventos sediados no município destacam-se como uma oferta inovadora e criativa para melhorar os resultados econômicos e minimizar os efeitos da sazonalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Luiza Pereira Fedrizzi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão, Brasil

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão/SP, Brasil

Bruna de Castro Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão, Brasil

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão/SP, Brasil

Magda Schliemann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão, Brasil

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, Campos do Jordão/SP, Brasil

Referências

Academia de Letras de Campos do Jordão. (1988). Imagens Jordanenses: iconografia histórica de Campos do Jordão. Campos do Jordão (SP).

Alencar, E. M .L. S. (1998). Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações. RAE- Revista de Administração de empresas, 38(2), 18-25. São Paulo.

Canton, A. M. (2009). Evento, um potencializador de negócios. IN: Panosso Netto, A.; Ansarah, M. G. R. Segmentação do Mercado turístico. São Paulo: Manole. 197-212.

Carneiro, R. A. (2000). Identificação do comportamento do turista de eventos esportivos a partir de uma análise de critérios para avaliação dos serviços turísticos na cidade de Maringá. Dissertação (Programa de Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina).

Coutinho, H. P. M. & Coutinho, H. R. M. (2007). Turismo de eventos como alternativa para o problema da sazonalidade turística. Revista Eletrônica Aboré, (3).

Duarte, R. F., Barbosa, A. S. & Bruna, G. C. (2007). O turismo e a transformação de cidades: o caso de Campos do Jordão. Ae Ensaios, 2(1), 1-26. Fev 07.

Getz, D., Anderson, D. & Sheehan, L. (1998). Roles, issues, and strategies for convention and visitors bureau in destination planning and product development a survey of Canadian bureau. Tourism Management, 19(4), 331-340. DOI: 10.1016/S0261-5177(98)00035-1.

Getz, D. & Page, S. J. Progress and prospects for event tourism research. Tourism Management, 52, 593-631. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.tourman.2015.03.007.

Gonçalves, A. R. (2008). As comunidades criativas, o turismo e a cultura. Dos Algarves – Revista da ESGHT/UALG. (17), 11-18.

Hammerl, P. C. (2011). Campos do Jordão (SP): de estância de saúde a estância turística. XXVI Simpósio Nacional de História.ANPUH. Jul.

Machado, V. M. R. (2011). Criatividade e inovação no turismo. ECCIXII 12th European Conference on creativity and innovation. Faro (Portugal), APGICO. 444-457.

Meeting Planner. (2014). Campos do Jordão e região Convention & Visitors Bureau. Campos do Jordão, Plano de marketing Turístico do CJRC&VB.

Montes, V. A. & Coriolano, L. N. M. T. (2003). Turismo de eventos: promoções e parcerias no Brasil. Turismo em análise, 14(1), 40-64. Maio.

Morrison, A., Bruen, S. & Anderson, D. (1998). Convention and visitors bureau in the U.S.A: a profile of bureau, bureaux executives, and budgets. Journal of Travel and Tourism Marketing, 7(1), 1-19.

Mtur (2017). Calendário do Mtur já tem 100 eventos marcados em 2017. Recuperado em 28 de fevereiro, 2017, de http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/brasil/2017/01/calendario-do-mtur-ja-tem-100-eventos-marcados-em-2017_143870.html.

Nunes, F. (2011). Inovação e Criatividade em contexto empresarial: validação de dois instrumentos de recolha de dados. ECCIXII 12th European Conference on creativity and innovation. Faro (Portugal), APGICO. 280-298.

Oklobzija, S. (2015). The role of events in tourism development. BizInfo Journal Year 2015, 6(2), 83-97.

Sato, G. S., Tabata, Y. A. & Takahashi, N. S. (2011). Truta de Campos do Jordão, valorização do produto local através da indicação geográfica do turismo e da gastronomia. Informações econômicas, 41(3), 68-77. São Paulo, março.

Wada, E. K. (2009). Turismo de negócios: viagens corporativas, eventos e incentivos. IN: Panosso Netto, A.; Ansarah, M. G. R. Segmentação do Mercado turístico. São Paulo: Manole. 213-226.

Weber, K. (2001). Meeting planners use and evaluation of convention and visitor bureaus. Tourism Management, 22(6), 599-606. DOI: http://dx.org/10.1016/S0261-5177(01)00040-1.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

FEDRIZZI, V. L. P.; MENDES, B. de C.; SCHLIEMANN, M. Tourism of events in Campos do Jordão: CJCVB strategies to attract events. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 5, 2017. DOI: 10.21680/2357-8211.2017v5n0ID12561. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/12561. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos