Desafios e oportunidades na hotelaria de Dourados, Mato Grosso do Sul
perfil da mão de obra, formação acadêmica e mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2024v12n2ID32831Palavras-chave:
Rede Hoteleira, Mão-de-obra, Gestão Empresarial, QualificaçãoResumo
A realidade da hotelaria em Dourados, Mato Grosso do Sul, é tema central deste estudo que objetivou conhecer o perfil da mão de obra empregada por meio da percepção dos seus empresários e gestores locais. Especificamente, buscou-se identificar competências e oportunidades para turismólogos, bem como compreender o processo de recrutamento, cargos e carreiras. O diagnóstico preliminar é de que há descompasso entre a demanda do mercado de trabalho e a oferta do ensino superior. Ou seja, o capital intelectual formado pela academia e a empregabilidade encontrada por egressos dos cursos de turismo. Para tanto, fez-se investigação bibliográfica de caráter exploratório sobre a temática e pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturados, direcionados aos empresários e gestores hoteleiros por meio de amostra não probabilística. Os resultados indicaram que desafios e impactos dos períodos cíclicos da economia afetam o turismo, sensível às mudanças conjunturais. Se em termos nacionais, o mercado de trabalho é impactado por processos de precarização, baixa remuneração e rotatividade, é compreensível que em Dourados estas características estejam presentes. Conclui-se que a hotelaria douradense é composta por hotéis que, em sua grande maioria, é gerida pela ordem familiar, limitando a empregabilidade de capital humano qualificado e a instrumentalização do empreendimento, sobretudo quanto à capacidade competitiva e inovadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).