Between nationalizing and denationalizing

the Centennial of Blumenau in the political perspective of school newspapers (Santa Catarina, 1950)

Authors

  • Anne Caroline Peixer Abreu Neves Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38104

Keywords:

Jornais Escolares, Centenário de Blumenau, Nacionalização, Desnacionalização

Abstract

The aim of this article is to analyse how the commemoration of Blumenau's Centenary in September 1950 was presented in the newspapers produced by the municipality's elementary school, in order to understand the pedagogical and also political resonances of the nationalizing project, which was tensioned by the aims of denationalization. The school newspapers are understood here as archived memories, which make it possible to think about the interlocution of these schools with their times and spaces of insertion, without failing to consider the singularities of school culture, even under the scope of prescription.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anne Caroline Peixer Abreu Neves , Fundação Universidade Regional de Blumenau

Departamento de História, Fundação Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Brasil, Email: annecpan@gmail.com

Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) com doutorado em História pela mesma Universidade (2003). Realizou estágio pós-doutoral na Unicamp, em 2011, e na Universidade de Alcalá (Espanha), em 2015. Professora Titular do Departamento de História, atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e no Programa Profissional em Ensino de História - ProfHistória, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq/UDESC), vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Oficinas de História (CNPq/UERJ). Desenvolve pesquisas na área de História e Ensino de História com ênfase em História e interfaces com a Educação, privilegiando os seguintes temas: ensino de história, historiografia, história regional, história do Brasil, mobilizando categorias/conceitos relativos as culturas política e histórica, narrativas e memórias, no âmbito da História do Tempo Presente. Atuou entre os anos de 2010 e 2021, exercendo diferentes funções, de avaliadora, coordenadora adjunta, coordenadora pedagógica, membro de comissões técnicas, no PNLD/MEC. Foi editora da Revista História Hoje - ANPUH-Brasil (Biênio 2015-2017). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UDESC (2015-2018). Foi Coordenadora Adjunta na CAPES dos Programas Profissionais de História (Quadriênio 2018-2022). Atualmente exerce a função de chefe do Departamento de História. orcid.org/0000-0003-2304-0307

References

Annuseck, E. (2005) Nos bastidores da festa: Outras histórias, memórias e sociabilidades em um bairro operário de Blumenau (1940-1950). 151 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

Berstein, S. Culturas políticas e historiografia In: Azevedo, C.et al (Org.). Cultura política, memória e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, p.29-46.

Blumenau, Prefeito. (1950) Relatório dos negócios administrativos do município de Blumenau, referente ao ano de 1950, apresentado à Câmara Municipal pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch Júnior. s/p.

Borba, E.M. (1950). Centenário de Blumenau. Ordem e Progresso. Jornal da Escola Particular São José, Blumenau, setembro (5), p.1.

Centenário de Blumenau. 1850 – 2 de setembro – 1950. Blumenau: Edição da Comissão de Festejos, 1950.

Didi-Hubermann, G. (2019) Sobre o fio. Tradução de Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie.

Escolano Benito, A. (2017) A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Tradução e revisão técnica de Heloísa Helena Pimenta Rocha e Vera Lucia Gaspar da Silva. Campinas/SP: Editora Alínea.

Frotscher, M. (2007) Identidades Móveis: práticas e discursos das elites de Blumenau (1929-1950). Blumenau: Edifurb.

Gumbrecht, H.U. (2014) Depois de 1945: latência como origem do presente. Tradução de Ana Isabel Soares. São Paulo: Editora da Unesp.

Haestel, K. (1950). A exposição. O Beija-Flor. Jornal do Grupo Escolar Municipal Machado de Assis, Blumenau, 28 de setembro (49), p.1.

Hino do Centenário. (1950). Nosso Jornal. Jornal do Grupo Escolar Modelo Pedro II, Blumenau, agosto e setembro (8), p.1.

“Homenageia a Hermann Blumenau, exemplo de estrangeiro que soube amar o Brasil e bem servi-lo”. (1950). Nosso Jornal. Jornal do Grupo Escolar Modelo Pedro II, Blumenau, agosto e setembro (8), p.1.

Neves, A.C.P.A. (2019). Memórias Ressentidas: Escola Pública de Itoupava Norte substituída pelo Grupo Escolar Professor João Widemann (Blumenau, 1930-1950). 184 f. Dissertação (Mestrado em História). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.

Nossa Cidade faz 100 anos!. (1950). Graúna. Jornal das Escolas Estaduais de Velha, Blumenau, 30 de setembro (35), p.1.

Otto, F. (2012) As associações auxiliares da escola e a forma de transmissão das dimensões valorativas e moral da sociedade catarinense: o caso das “Ligas de bondade” (1935‐1950). 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo.

Sada, M.O. (1950). Centenário. Pioneiro Escolar. Jornal do Grupo Escolar Luiz Delfino, Blumenau, 15 de setembro (3 e 4), p.2.

Schumacher, S. (1950). Fundação de Blumenau. Meu Brasil. Jornal da Escola Anita Garibaldi, Blumenau, 30 de setembro, p.2.

Schutthus, J. (1950). Centenário de Blumenau. Alerta Estudantes!. Jornal do Grupo Escolar José Bonifácio, Blumenau, setembro (6), p.1-2.

Silva, C.B. (2014) História nacional e a construção do “espírito brasileiro” (Santa Catarina – décadas de 1930 e 1940). In: ____(org.) Educar para a Nação: cultura política, nacionalização e ensino de História nas décadas de 1930 e 1940. Curitiba: CRV.

Silva, C.B.; Gesser, C.H.; Dutra, E.M.; Martins, R. V. (2023) Catálogo dos jornais escolares catarinenses. Florianópolis. Disponível em: https://jornaisescolarescatarinenses.webnode.page/catalogo/. Acesso 26 abr. 2024.

Silva, C.B.; Vieira, V.M. (2024) Jornal escolar O Girafinha como vestígio de culturas de escola e de memórias (Maravilha/SC - Décadas de 1970-1980). História da Educação, 28, p. 1-26. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/nwffRGXtb8fvc5zFwh9HpnB/abstract/?lang=pt#. Acesso 26 set. 2024.

Silva, L. (1950). Fundação de Blumenau. Avante. Jornal da Escola Municipal Orestes Guimarães, Blumenau, 20 de setembro (16), p.1.

Viñao Frago, A. (1995) Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, 1, (0), p. 63-82.

Selo comemorativo para o Centenário de Blumenau

Published

22-12-2024

How to Cite

Neves , A. C. P. A., & Silva, C. B. da. (2024). Between nationalizing and denationalizing: the Centennial of Blumenau in the political perspective of school newspapers (Santa Catarina, 1950). History of Education in Latin America - HistELA, 7(1), e38104. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID38104

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.