Os Acervos e Fontes Digitais da BNDigital como espaço de pesquisa em História da Educação

Autores

  • Vannessa Ribeiro da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Rubens Lopes Netto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Márcia Cristina Fonseca Domiciano Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Seibert Lyrio Universidade Federal do Espírito Santo
  • Samita da Castro Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lúcia Fátima Pedro de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42093

Palavras-chave:

Acervos digitais, História da Educação, Biblioteca Nacional Digital, Fontes históricas, Memória Educacional

Resumo

O artigo analisa o papel dos acervos digitais da Biblioteca Nacional Digital do Brasil (BNDigital) como instrumentos para a pesquisa em História da Educação, evidenciando suas potencialidades, desafios e contribuições para a preservação e a difusão da memória educacional. Com base nas reflexões de Le Goff e Ginzburg, discute-se a importância da crítica documental diante da materialidade digital das fontes e do uso do paradigma indiciário. A partir da análise dos acervos Brasiliana Fotográfica e Rede da Memória Virtual Brasileira, demonstra-se como esses repositórios favorecem o acesso democrático ao conhecimento, ampliam as possibilidades de investigação e possibilitam novas interpretações sobre o passado educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vannessa Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas

PPGE, UFAM, Manaus, Brasil, Email: vannessa.rsilva@gmail.com

Rubens Lopes Netto, Universidade Federal de Santa Catarina

PPGECT, UFSC, Florianópolis, Brasil, Email: rubensnetto1984@gmail.com

Márcia Cristina Fonseca Domiciano, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

PGEDU, UEMS, Mato Grosso do Sul, Brasil, Email: fonsecadomicianom@gmail.com

Patrícia Seibert Lyrio, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Brasil, Email: profpatyseibert@gmail.com

Samita da Castro Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação, UFRN, Natal, Brasil, Email: samita.castro.700@ufrn.br

Lúcia Fátima Pedro de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação, UFRN, Natal, Brasil, Email: lucia.pedro.873@ufrn.edu.br

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Referências

Almeida, F. C. (2022). Internet, fontes digitais e pesquisa histórica. In J. D.Barros (Org.). História Digital: A Historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo (pp. 101-119). Editora Vozes.

Barros, J. D. (2020). Fontes Históricas: uma introdução à sua definição, à sua função no trabalho do historiador, e à sua variedade de tipos. Revista Caderno do Tempo Presente, 11(2), 03-26.

Bloch, M. L. B. (2001). Apologia da história, ou o ofício do historiador (A. Telles Trad.). Zahar.

Araújo, G. C; Ribeiro, B. O. L. (2022). Uso de imagens na escrita da história da educação no Brasil. In F. I. P. Maciel; S. M. dos Santos; J. G. Rocha. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORAS EM MINAS GERAIS (pp. 25-42). Navegando.

Fundação Biblioteca Nacional (2006). Projetos e programas. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/sobre-a-bndigital/projetos-e-programas/. Acesso em: 10 out. 2025.

Ginzburg, C. (1989). Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Companhia das Letras.

Le Goff, J. (2013). ). Documento/monumento (2a ed., B. Leitão; et al. Trad.). In História e Memória (pp. 462-476). Editora da UNICAMP.

Lopes, E. M. T; Galvão, A. M. de O. (2001). História da Educação. DP&A.

Levi, G. (2020). Micro-história e história global. In: M. Vendrame; A. Karsburg (Orgs.). Micro-história: um método em transformação (pp. 19-34). Letra e Voz.

Simões, R. H. S; Berto, R. C; Salim, M. A. A. (orgs.). (2025). Temas da história e da historiografia da educação no Espírito Santo. (2a ed). Encontrografia.

Print da página da BNDigital

Downloads

Publicado

30-11-2025

Como Citar

Silva, V. R. da, Lopes Netto, R., Domiciano, M. C. F., Lyrio, P. S., da Castro Silva, S., Souza, L. F. P. de, & Medeiros Neta, O. M. de. (2025). Os Acervos e Fontes Digitais da BNDigital como espaço de pesquisa em História da Educação. History of Education in Latin America - HistELA, 8(1), e42093. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42093

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.