Os Acervos e Fontes Digitais da BNDigital como espaço de pesquisa em História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2025v8n1ID42093Palavras-chave:
Acervos digitais, História da Educação, Biblioteca Nacional Digital, Fontes históricas, Memória EducacionalResumo
O artigo analisa o papel dos acervos digitais da Biblioteca Nacional Digital do Brasil (BNDigital) como instrumentos para a pesquisa em História da Educação, evidenciando suas potencialidades, desafios e contribuições para a preservação e a difusão da memória educacional. Com base nas reflexões de Le Goff e Ginzburg, discute-se a importância da crítica documental diante da materialidade digital das fontes e do uso do paradigma indiciário. A partir da análise dos acervos Brasiliana Fotográfica e Rede da Memória Virtual Brasileira, demonstra-se como esses repositórios favorecem o acesso democrático ao conhecimento, ampliam as possibilidades de investigação e possibilitam novas interpretações sobre o passado educacional brasileiro.
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