A instalação e organização da Escola Normal de Goiás (1884)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2021v4n0ID25887Palabras clave:
Escola Normal, Província de Goiás, Regulamento da Escola Normal de Goiás, Período imperialResumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar a criação do educandário de formação de professores normalistas goianos e suas normas regulamentadoras no ano de 1884. Como embasamento teórico, utilizou-se os estudos de Bretas (1991), Canezin & Loureiro (1994), Hahner (2011), Saviani (2009), Tanuri (2000) e Villela (2000). Para essa investigação, as metodologias adotadas foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Como resultado, pôde-se entender os trâmites que levaram à instalação da Escola Normal goiana e como esta estava organizada, segundo as prescrições estaduais
Descargas
Citas
Bretas, G. F. (1991). História da Instrução Pública em Goiás. Goiânia: CEGRAF-UFG. (Coleção Documentos Goianos, 21).
Canezin, M. T. e Loureiro, W. N. (1994). A escola normal em Goiás. Goiânia: CEGRAF-UFG. (Coleção Documentos Goianos, 28).
Gomes, J. A. S. (1851). Relatório do presidente da província de Goyaz. Goyaz: Typographia Provincial.
Goyaz. (1858). Collecção das Leis da Provincia de Goyaz. Goyaz: Typographia Provincial.
Goyaz. (1882). Collecção das Leis da Provincia de Goyaz. Goyaz: Typographia Provincial.
Goyaz. (1884a). Instalação da Escola Normal. In: Correio Oficial de Goyaz, 26 abril 1884, p. 2-3, n. 17. Goyaz: Tipographia Provincial.
Goyaz. (1884b). Regulamento da Escola Normal de Goyaz: Ato n. 3.374, de 12 março de 1884. Goyaz: Typographia Provincial.
Goyaz. (1884c). Acta da primeira reunião da Congregação da Escola Normal em 7 de abril de 1884. In: Correio Oficial de Goyaz, 3 maio 1884, p. 3-4, n. 18. Goyaz: Tipographia Provincial.
Hahner, J. E. (2011). Escolas mistas, escolas normais: a coeducação e a feminização do magistério no século XIX. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 467-474.
Machado, E. O. (1850). Relatório do presidente da Província de Goyaz. Goyaz: Typographia Provincial.
Mascarenhas, J. A. (1839). Relatório do presidente da Província de Goyaz. Goyaz: Typographia Provincial.
Saviani, D. (2009). Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema do contexto brasileiro. Revista Educação Brasileira, Brasília, DF, v. 14, n. 40, p. 143-155.
Silva, N. R. A. (1975). Tradição e renovação em Goiás. Goiânia: Oriente.
Tanuri, L. M. (2000). História da formação de professores. Revista Brasileira de História da Educação. Online, n. 14, maio/jun/jul/ago, p.61-88.
Villela, H. O. S. (2000). O mestre-escola e a professora. In: Lopes, E. M. T.; Faria Filho, L. M. e Veiga, C. G. (Org). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 95-134.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.