Educação feminina desvalida em Sergipe
o caso da Escola da Imaculada Conceição (primeiras décadas do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17348Palavras-chave:
Escola Imaculada Conceição, História da Educação, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, Educação de ÓrfãsResumo
O presente artigo tem como objetivos apresentar a implantação da Escola da Imaculada Conceição; sua contribuição à educação de meninas desvalidas em Sergipe, de modo especial na cidade de São Cristóvão e compreender o processo educativo de meninas órfãs e a atuação da referida instituição de ensino no campo da educação feminina. Os fundamentos teóricos metodológicos deste trabalho estão contidos nos pressupostos da Nova História e História Cultural e tem como fundamentação teórica as pesquisas relacionadas à História da Educação, Educação Feminina e Cultura Escolar Ao estudarmos a criação de uma escola para meninas desvalidas, percebemos que apesar das dificuldades, a educação promovida estava em sintonia com o que se pregava no período e o que almejava a sociedade nas primeiras décadas do século XX.
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