As práticas pedagógicas das Irmãs Militão: um misto de medo, amor e respeito por duas professoras leigas do interior da Bahia

Autores

  • Luzinete Moreira da Silva Univrsidade Tiradentes
  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID22087

Palavras-chave:

Professoras Leigas, Cultura Escolar, Prática Pedagógica, Facebook

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as práticas pedagógicas das Irmãs Militão, duas professoras leigas do Município de Senhor do Bonfim-BA. Partindo dos pressupostos da História Pública Digital sob o embasamento de autores como Carvalho (2016), Lima (2015) e Porto e Santos (2014), utilizamos como fontes de pesquisa, comentários de publicações na rede social Facebook. As análises foram feitas embasadas em autores como Nóvoa (2013), Josso (2010), Escolano (2017), Tardif (2012), e outros que discutem prática docente, cultura escolar e formação docente. Sobre os resultados obtidos, percebemos a relevância e influência das práticas das irmãs Militão, já que até aqueles que sofreram e condenavam os castigos físicos presentes, reconhecem a contribuição dessas professoras na educação bonfinense.

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Biografia do Autor

Luzinete Moreira da Silva, Univrsidade Tiradentes

Programa de Pós-graduação em Educação - PPED, Universidade Tiradentes - UNIT, Aracaju-SE, Brasil, luzmoreira2009@gmail.com

Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes

Programa de Pós-graduação em Educação - PPED, Universidade Tiradentes - UNIT, Aracaju-SE, Brasil

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Publicado

08-10-2020

Como Citar

Silva, L. M. da, & Ferronato, C. de J. . (2020). As práticas pedagógicas das Irmãs Militão: um misto de medo, amor e respeito por duas professoras leigas do interior da Bahia. History of Education in Latin America - HistELA, 3, e22087. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0ID22087

Edição

Seção

Artigos