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EQUAÇÃO CIVILIZATÓRIA DISCUTIDA NO PROCESSO EDUCATIVO POR MEIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31018

Palavras-chave:

CTS, Equação Civilizatória, Transdisciplinaridade, Processo Educativo

Resumo

Diante dos desafios para o aprimoramento do processo educativo atual, bem como da necessidade de provocar uma visão crítica sobre questões cruciais da sociedade, sobretudo das mudanças promovidas pelo avanço tecnológico, nos cabe indagar: quais são os meios que poderiam propiciar ao aluno um entendimento mais claro sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)? Seria possível promover discussões sobre equação civilizatória por meio de um projeto transdisciplinar? Diante desses desafios que perpassam o processo de ensino, o artigo em questão pretende apontar as perspectivas transdisciplinares como sendo um dos caminhos para discorrer sobre os temas que envolvem a contemporaneidade e, sobretudo, para compreender a equação civilizatória e suas variáveis contemporâneas. Para isso, os apontamentos se darão como resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica e epistemológica que busca sobrepor os limites da disciplinaridade, bem como propiciar um caminho para o processo formativo e educativo de discentes, primando por uma educação mais crítica e reflexiva. Para tanto, à guisa de considerações finais trará projetos e ações educativas que podem ser vislumbradas acerca da transdisciplinaridade, buscando em suas discussões, questões acerca da equação civilizatória.

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Biografia do Autor

Elisângela Regina Selli Melz, UFSC

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Educação UNOESC- Campus Joaçaba. Especialista em Matemática: Ensino Fundamental e Médio pela Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Licenciada em Matemática UNOESC - Campus São Miguel do Oeste. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul-SC. Tem experiência docente na área de Matemática do Ensino Médio, no Curso de Licenciatura em Matemática e em cursos de Formação Continuada de Professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, educação, matemática básica.

Juliane Conceição Meireles, UFSC

Possui graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2019). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia (GEPEIMAZ)

Alan Silva de Aviz

Alan Aviz. Licenciado e Bacharel em sociologia pela universidade federal do Pará(UFPA). Mestre em antropologia social, pela mesma universidade. Atualmente é professor da disciplina de sociologia pela secretaria de Estadual da Educação de Santa Catarina. Doutorando em Educação Científica e tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador da área das implicações sociais da Ciência e da tecnologia na Educação.

Rodrigo Cardoso Costa, UFSC

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Em 2013, obteve títulação de Mestre em Engenharia pela UFRGS. Na área de especialização, no ano de 2006, participou e comcluiu o curso de Psicopedagogia Instituconal pela UCB. Como formação básica, em 2005 concluiu o curso de Tecnologia em Eletromecânica para UNESC, em 2019 ingresou no curso de Engenharia Mecânica pelo IFC Campus Luzerna, cujo curso está em andamento com previsão de término em 2024. Em 2020, Ingreesou no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação PPGECT – UFSC com defesa de tese prevista para o segundo semestre de 2024.

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Publicado

13-07-2023

Versões

Como Citar

REGINA SELLI MELZ, E. .; CONCEIÇÃO MEIRELES, J.; SILVA DE AVIZ, A.; CARDOSO COSTA, R. EQUAÇÃO CIVILIZATÓRIA DISCUTIDA NO PROCESSO EDUCATIVO POR MEIO DA TRANSDISCIPLINARIDADE . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 97–116, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31018. Acesso em: 13 jun. 2024.