LA ECUACIÓN CIVILIZADORA DISCUTIDA EN EL PROCESO EDUCATIVO A TRAVÉS DE LA TRANSDISCIPLINARIEDAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31018

Palabras clave:

CTS. Ecuación Civilizadora. Transdisciplinariedad. Proceso educativo.

Resumen

Frente al desafío de mejorar los procesos educativos actuales, como también, la necesidad de incentivar una visión crítica de los temas mas relevantes de la sociedad, especialmente los cambios promovidos por los avances tecnológicos, nos resta preguntar: ¿Cuales son los medios que podrían proporcionar al aluno un mejor entendimiento de las Ciencias, las Tecnologías y la Sociedad (CTS)? ¿Seria posible promover conversaciones sobre ecuación civilizadora por medio de un proyecto transdisciplinario? Frente a eses desafíos que traspasan el proceso educativo, este trabajo pretende apuntar a las perspectivas de la transdisciplinariedad como siendo uno de los caminos para discutir sobre los temas que involucran a la contemporaneidad e, especialmente, para comprender la ecuación civilizadora y sus variables contemporáneas. Los puntos serán determinados a partir de una revisión bibliográfica y epistemológica que busca sobreponer los limites de la disciplina, así como, promover un camino para el proceso educativo y formativo del alumno, priorizando una educación mas crítica y reflexiva. Para esto, el modo de consideraciones finales traerá proyectos y acciones educativas que podrán ofrecer una visión de la transdisciplinariedad, buscando en sus discusiones, preguntas acerca de la ecuación civilizadora.

 

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Biografía del autor/a

Elisângela Regina Selli Melz, UFSC

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestre em Educação UNOESC- Campus Joaçaba. Especialista em Matemática: Ensino Fundamental e Médio pela Faculdades Integradas do Vale do Ribeira. Licenciada em Matemática UNOESC - Campus São Miguel do Oeste. Atualmente é professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul-SC. Tem experiência docente na área de Matemática do Ensino Médio, no Curso de Licenciatura em Matemática e em cursos de Formação Continuada de Professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, educação, matemática básica.

Juliane Conceição Meireles, UFSC

Possui graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2019). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Interdisciplinaridade na Amazônia (GEPEIMAZ)

Alan Silva Aviz

Alan Aviz. Licenciado e Bacharel em sociologia pela universidade federal do Pará(UFPA). Mestre em antropologia social, pela mesma universidade. Atualmente é professor da disciplina de sociologia pela secretaria de Estadual da Educação de Santa Catarina. Doutorando em Educação Científica e tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador da área das implicações sociais da Ciência e da tecnologia na Educação.

Rodrigo Cardoso Costa, UFSC

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Em 2013, obteve títulação de Mestre em Engenharia pela UFRGS. Na área de especialização, no ano de 2006, participou e comcluiu o curso de Psicopedagogia Instituconal pela UCB. Como formação básica, em 2005 concluiu o curso de Tecnologia em Eletromecânica para UNESC, em 2019 ingresou no curso de Engenharia Mecânica pelo IFC Campus Luzerna, cujo curso está em andamento com previsão de término em 2024. Em 2020, Ingreesou no curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação PPGECT – UFSC com defesa de tese prevista para o segundo semestre de 2024.

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Publicado

13-07-2023 — Actualizado el 24-09-2023

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Cómo citar

MELZ, E. R. S. .; MEIRELES, J. C. .; AVIZ, A. S.; COSTA, R. C. . LA ECUACIÓN CIVILIZADORA DISCUTIDA EN EL PROCESO EDUCATIVO A TRAVÉS DE LA TRANSDISCIPLINARIEDAD. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 97–116, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31018. Acesso em: 17 may. 2024.