EVALUACIÓN EN EL ESPACIO ESCOLAR: REFLEXIONES SOBRE UNA ESCUELA EN EL ÁREA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
REFLEXÕES ACERCA DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE SANTANA DO MATOS-RN
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31942Palabras clave:
Evaluación, Enseñanza-aprendizaje, Zona rural, Educación ruralResumen
Discutir aspectos relacionados à avaliação, sobretudo no espaço escolar, requer muito cuidado, uma vez que aborda procedimentos que estão relacionados à prática didático-pedagógica, envolvendo assim, crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas, professores e alunos. Diante desta problemática resolveu-se realizar este trabalho, visando conhecer a realidade de uma escola da zona rural do município de Santana do Matos/RN, no que diz respeito aos aspectos da avaliação numa instituição educativa. O presente estudo assume uma abordagem qualitativa, que trabalha com o universo de significados, fazendo o uso da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos sobre avaliação da aprendizagem utilizando os escritos de Luckesi (2011) Sobrinho, Morais, Garcia (2017), Hadji (2001), dentre outros; trata-se também de pesquisa de campo, onde fomos in lócus em uma escola da zona rural do município pesquisado, em que, na oportunidade foi realizada uma entrevista estruturada com a direção, coordenação e uma professora da instituição com relação a nota do IDEB e de como se dá o processo avaliativo na referida escola. Sabendo que a avaliação é um processo muito importante na vida dos alunos e dos professores, concluímos que de modo geral a instituição faz o uso de metodologias diversas e estratégias inovadoras avaliativas no processo ensino-aprendizagem, facilitando a compreensão do aluno sobre diversos objetos de conhecimentos, fazendo com que estes compreendam e percebam cada vez melhor o desenvolvimento da sua aprendizagem, aspecto este que pode ser melhorado.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2003
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
RUSSEL, M. K; AIRASIAN, P. W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. 7ª ed. Porto Alegre AMGH, 2014.
SOBRINHO, Djanní Martinho dos Santos; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; GARCIA, Tânia Cristina Meira. Geografia Escolar e Avaliação: Uma Análise no Ensino Médio em Escolas de Caicó-RN. Pensar Geografia, v. I, nº. 2. Dezembro de 2017
VILLAS BOAS, B. M. Avaliação Formativa: Práticas Inovadoras. São Paulo. Papirus, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.