NOTAS SOBRE A FUNÇÃO PRAGMÁTICA DA AMIZADE NO PROCESSO EDUCATIVO KANTIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32422

Palavras-chave:

Amizade. Sociabilidade. Prudência. Civilização. Educação.

Resumo

RESUMO

 

O texto trata sobre o conceito de amizade em Kant, a partir da obra Sobre a Pedagogia. Kant, nesse escrito, afirma que a criança deve manter relações de amizade com os outros e não viver sempre isoladamente. Sabe-se que a amizade não é um tema central da filosofia crítica, entretanto, o filósofo dedica diversos parágrafos ao tema nas Lições de Ética, na Metafísica dos Costumes, na Antropologia de um ponto de vista pragmático e na obra Sobre a Pedagogia. Assim, podemos nos questionar: no contexto geral da antropologia kantiana, que papel desempenha a amizade (Freundschat) para que o filósofo dedique-lhe seguidos parágrafos? Talvez, a resposta a esse questionamento não esteja propriamente na Antropologia de um ponto de vista Pragmático, mas na obra Sobre a Pedagogia. Observar a amizade a partir da Pedagogia é perceber que não estamos diante de um mero sentimento, porém, de uma habilidade inerente à vida em sociedade. Tal habilidade deve ser cultivada como um traço do caráter da criança, visando ao desenvolvimento da sociabilidade e, portanto, evitar o isolamento. Com isso, previne-se também os vícios da misantropia e da ferocidade, típicos da indisciplina selvagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomaz Martins da Silva Filho

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. Faz parte do corpo docente efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará desde 2016.É membro do Grupo de Pesquisa Intercampi de Filosofia do IFPA (GPIFIL) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea (COGITANS/UEPA), também faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM/UFS).

Referências

BRESOLIN, Keberson. Filosofia da educação de Immanuel Kant: da disciplina à moralidade. Caxias do Sul: EDUCS, 2016.

DALBOSCO, Claudio A. Kant e a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. Col. Pensadores e educação.

______, Claudio A. Moralidade e educação em Immanuel Kant. Col. Fronteiras da Educação. Belo Horizonte: Unijuí, 2009.

DUPROIX, Paul. Kant et Fichte et le problème de l'éducation. Paris: Leopold Classic Library, 2017.

EISLER, Rudolf. Kant: Lexikon. Édition établie et argumentée par Anne-Dominique Balmès et Pierre Osmo. Paris: Editions Gallimard, 1994.

KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução de Clelia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.

______, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2015. Edição bilingue.

______, Immanuel. Crítica da razão pura. 5. ed. Tradução de Manuela Pinto e Alexandre Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

______, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2011.

______, Immanuel. Lições de ética. Tradução de Bruno Cunha et al. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

______, Immanuel. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Tradução de Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2019.

______, Immanuel. Metafísica dos costumes. Tradução de Clélia Aparecida Martins et al. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2013.

______, Immanuel. Reflexões de Antropologia: Sobre o sentimento de prazer e desprazer. 2º livro. Tradução de Daniel Omar Perez. São Paulo: Instituto Langage. 2021.

______, Immanuel. Réflexions sur l’éducation. Tradução de Alexis Philonenko. Paris: Vrin, 2000.

______, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimepe,1996.

______, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 2012.

______, Immanuel. Werkausgabe. Werke in zwölf Bänden. Suhrkamp. Bänden von I bis XII. Frankfurt, 1968.

PINHEIRRO, Celso de Morais. Kant e a educação: reflexões filosóficas. Caxias do Sul: EDUCS, 2007.

PHILONENKO, Alexis. Introduction: Kant et le problème de l’éducation. In: KANT, Réflexions sur l’éducation. Traduction, introduction et notes par A. Philonenko. Paris: Vrin, 2000.

Downloads

Publicado

28-11-2023

Como Citar

DA SILVA FILHO, T. M. NOTAS SOBRE A FUNÇÃO PRAGMÁTICA DA AMIZADE NO PROCESSO EDUCATIVO KANTIANO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. DS02, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32422. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32422. Acesso em: 17 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Educação e Modernidade