NOTAS SOBRE A FUNÇÃO PRAGMÁTICA DA AMIZADE NO PROCESSO EDUCATIVO KANTIANO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID32422Palavras-chave:
Amizade. Sociabilidade. Prudência. Civilização. Educação.Resumo
RESUMO
O texto trata sobre o conceito de amizade em Kant, a partir da obra Sobre a Pedagogia. Kant, nesse escrito, afirma que a criança deve manter relações de amizade com os outros e não viver sempre isoladamente. Sabe-se que a amizade não é um tema central da filosofia crítica, entretanto, o filósofo dedica diversos parágrafos ao tema nas Lições de Ética, na Metafísica dos Costumes, na Antropologia de um ponto de vista pragmático e na obra Sobre a Pedagogia. Assim, podemos nos questionar: no contexto geral da antropologia kantiana, que papel desempenha a amizade (Freundschat) para que o filósofo dedique-lhe seguidos parágrafos? Talvez, a resposta a esse questionamento não esteja propriamente na Antropologia de um ponto de vista Pragmático, mas na obra Sobre a Pedagogia. Observar a amizade a partir da Pedagogia é perceber que não estamos diante de um mero sentimento, porém, de uma habilidade inerente à vida em sociedade. Tal habilidade deve ser cultivada como um traço do caráter da criança, visando ao desenvolvimento da sociabilidade e, portanto, evitar o isolamento. Com isso, previne-se também os vícios da misantropia e da ferocidade, típicos da indisciplina selvagem.
Downloads
Referências
BRESOLIN, Keberson. Filosofia da educação de Immanuel Kant: da disciplina à moralidade. Caxias do Sul: EDUCS, 2016.
DALBOSCO, Claudio A. Kant e a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. Col. Pensadores e educação.
______, Claudio A. Moralidade e educação em Immanuel Kant. Col. Fronteiras da Educação. Belo Horizonte: Unijuí, 2009.
DUPROIX, Paul. Kant et Fichte et le problème de l'éducation. Paris: Leopold Classic Library, 2017.
EISLER, Rudolf. Kant: Lexikon. Édition établie et argumentée par Anne-Dominique Balmès et Pierre Osmo. Paris: Editions Gallimard, 1994.
KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Tradução de Clelia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
______, Immanuel. Crítica da Razão Prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes, 2015. Edição bilingue.
______, Immanuel. Crítica da razão pura. 5. ed. Tradução de Manuela Pinto e Alexandre Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
______, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2011.
______, Immanuel. Lições de ética. Tradução de Bruno Cunha et al. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
______, Immanuel. Lições sobre a doutrina filosófica da religião. Tradução de Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2019.
______, Immanuel. Metafísica dos costumes. Tradução de Clélia Aparecida Martins et al. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2013.
______, Immanuel. Reflexões de Antropologia: Sobre o sentimento de prazer e desprazer. 2º livro. Tradução de Daniel Omar Perez. São Paulo: Instituto Langage. 2021.
______, Immanuel. Réflexions sur l’éducation. Tradução de Alexis Philonenko. Paris: Vrin, 2000.
______, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Editora Unimepe,1996.
______, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 2012.
______, Immanuel. Werkausgabe. Werke in zwölf Bänden. Suhrkamp. Bänden von I bis XII. Frankfurt, 1968.
PINHEIRRO, Celso de Morais. Kant e a educação: reflexões filosóficas. Caxias do Sul: EDUCS, 2007.
PHILONENKO, Alexis. Introduction: Kant et le problème de l’éducation. In: KANT, Réflexions sur l’éducation. Traduction, introduction et notes par A. Philonenko. Paris: Vrin, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.