A EMANCIPAÇÃO

BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33957

Palavras-chave:

emancipação, filosofia; história; educação

Resumo

A pesquisa objetivou problematizar o percurso histórico-filosófico do conceito emancipação desde o século XVII até o século XX, a partir dos seguintes autores selecionados: Immanuel Kant, Theodor Adorno, Max Horkheimer e alguns representantes dos movimentos de emergência e inmersão  de projetos educativos e pedagógicos de Latinoamerica: Paulo Freire, Dermeval Saviani, Enrique Dussel e Marco Raúl Jiménez. Destacam-se algumas implicações desse conceito nas diferentes mudanças dos modelos sociais presentes nestas épocas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Ao abordar o conceito de emancipação, com ideias tais como: a emergência da consciência e a autonomia, surge o princípio de que a educação pode ser um meio para que o homem se torne homem. Portanto esse estudo indica a importância da consolidação de um projeto de educação democrática e inclusiva, que faça rupturas com paradigmas conservadores ancorados no ideário neoliberal que, na última década, tem se espraiado, especialmente no campo das políticas educacionais.

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

MORA CASASOLA, M. F. A EMANCIPAÇÃO: BREVE PERCURSO HISTÓRICO-FILOSÓFICO DO CONCEITO E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. FI01, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33957. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33957. Acesso em: 22 dez. 2024.