O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37654Palavras-chave:
Aprendizagem, Concepções de ProfessoresResumo
Este artigo analisa como os professores do Seridó Potiguar que atuam no Ensino Infantil e Ensino Fundamental trabalham conteúdos geográficos. O objetivo é compreender as práticas pedagógicas durante o processo do ensino de geografia, a partir do perfil dos professores. Além disso, busca avaliar as metodologias utilizadas em sala de aula e identificar as estratégias metodológicas presentes no processo. Os principais pontos abordados no artigo são: a formação e experiência dos professores; os recursos metodológicos, didáticos e tecnológicos utilizados em sala de aula; e de que forma a BNCC contribui para o desenvolvimento das aulas. Portanto este artigo apresenta-se como relevante pela importância da investigação, destacando a necessidade e contribuições dos conhecimentos geográficos no Ensino Infantil e Fundamental dos Anos Iniciais, tendo em vista que o aluno necessita de uma construção reflexiva e prazerosa, enquanto o professor deve buscar práticas que estimulem essa aprendizagem crítica e lúdica, buscando amenizar as dificuldades dos alunos em relação aos conhecimentos geográficos.
Downloads
Referências
AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BEZERRA, Maria do Socorro. O uso das tecnologias digitais como recurso no ensino de Geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
MEDEIROS, Laércia Maria Bertulino de; BEZERRA, Carolina Cavalcanti. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 17-37.
SACCHI, Ana Luiza; METZNER, Andreia Cristina. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. 254. ed. Brasília: Rev. bras .Estudo. Pedagogo, 2019. 96 - 110 p. v. 100.
SILVA, Daiane Magalhães. As contribuições da geografia na educação infantil: processo de ensino e aprendizagem utilizando o espaço geográfico. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8523>. Acesso em: 20/09/2023 00:40
SANTOS, Laudenides Pontes dos. O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar. 2010. 158 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
Downloads
Publicado
Versões
- 22-05-2025 (2)
- 22-05-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Vinicius Rodrigues Silva, Vládia Kelly de Araujo Souza, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)