O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37654

Palavras-chave:

Aprendizagem, Concepções de Professores

Resumo

Este artigo analisa como os professores do Seridó Potiguar que atuam no Ensino Infantil e Ensino Fundamental trabalham conteúdos geográficos. O objetivo é compreender as práticas pedagógicas durante o processo do ensino de geografia, a partir do perfil dos professores. Além disso, busca avaliar as metodologias utilizadas em sala de aula e identificar as estratégias metodológicas presentes no processo. Os principais pontos abordados no artigo são: a formação e experiência dos professores; os recursos metodológicos, didáticos e tecnológicos utilizados em sala de aula; e de que forma a BNCC contribui para o desenvolvimento das aulas. Portanto este artigo apresenta-se como relevante pela importância da investigação, destacando a necessidade e contribuições dos conhecimentos geográficos no Ensino Infantil e Fundamental dos Anos Iniciais, tendo em vista que o aluno necessita de uma construção reflexiva e prazerosa, enquanto o professor deve buscar práticas que estimulem essa aprendizagem crítica e lúdica, buscando amenizar as dificuldades dos alunos em relação aos conhecimentos geográficos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BEZERRA, Maria do Socorro. O uso das tecnologias digitais como recurso no ensino de Geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

MEDEIROS, Laércia Maria Bertulino de; BEZERRA, Carolina Cavalcanti. Algumas considerações sobre a formação continuada de professores a partir das necessidades formativas em novas tecnologias na educação. In: SOUSA, RP., et al., orgs. Teorias e práticas em tecnologias educacionais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2016, pp. 17-37.

SACCHI, Ana Luiza; METZNER, Andreia Cristina. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. 254. ed. Brasília: Rev. bras .Estudo. Pedagogo, 2019. 96 - 110 p. v. 100.

SILVA, Daiane Magalhães. As contribuições da geografia na educação infantil: processo de ensino e aprendizagem utilizando o espaço geográfico. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8523>. Acesso em: 20/09/2023 00:40

SANTOS, Laudenides Pontes dos. O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar. 2010. 158 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.

Downloads

Publicado

22-05-2025 — Atualizado em 22-05-2025

Versões

Como Citar

RODRIGUES SILVA, Carlos Vinicius; SOUZA, Vládia Kelly de Araujo; SOBRINHO, Djanni Martinho dos Santos. O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI08, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37654. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37654. Acesso em: 7 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.