A ESCOLA DO MANICÔMIO

UMA ANÁLISE SOBRE EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS INTERDITADAS E EPISTEMOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS EM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38113

Palavras-chave:

Escola do Manicômio, Educação Contextualizada , Eman, metodologia

Resumo

O artigo apresenta a noção de “Escola do Manicômio”, desenvolvida a partir da experiência docente no espaço concreto de uma única sala de aula para o ensino relativo aos anos iniciais numa turma descentralizada do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos Julieta Villamil Balestro, que é o formato de oferta da educação escolarizada nas prisões do estado do Rio Grande do Sul. Localizada em espaço de privação de liberdade para pessoas com transtornos mentais, antigamente chamado de Manicômio Judiciário, denominado atualmente de Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), na cidade de Porto Alegre. A análise aqui empreendida busca demonstrar a partir de um estudo de caso as possibilidades emancipatórias em um espaço educativo voltado para pessoas com transtornos mentais. Para tal, a apreciação enfoca as relações entre educação e epistemologias emancipatórias, sobretudo advindas do pensamento de mulheres negras que refletiram e refletem sobre educação e marcadores sociais da diferença. Adota-se como fio condutor a análise de experiências interditadas observadas na atuação docente. A proposta apresenta introdução, com ênfase a descrição do objeto de estudo, e desdobra-se em duas partes sequentes de discussão que aliam historicidade e educação por meio da experiência docente em espaço de privação de liberdade para pessoas com transtornos mentais, e finaliza com considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jardélia Rodrigues de Sa, UFRGS

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Especialista em Educação com ênfase em Tecnologias e Ensino de Saúde na Escola, ENSP/FIOCRUZ. Mestre em Educação, na Linha Educação, Culturas e Humanidades, PPGEdu/UFRGS Atualmente é professora na Penitenciária Feminina Madre Pelletier e Instituto Psiquiátrico Forense - Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade.

Referências

BRASIL, Schneider Rafaela. Da maquinaria mortífera do manicômio judiciário à invenção da vida: saídas possíveis. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CAMISOLÃO, Rita de Cássia dos Santos. Cartografia do acolhimento: escrevivências do estudante negro na UFRGS. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

CARRARA, Sérgio Luis. A história esquecida: os manicômios judiciários no Brasil. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, Santo André, v. 20, n. 1. p. 16-29, 2010.

COLLINS, Patricia Hill. Nós que acreditamos na liberdade não podemos descansar: lições do feminismo negro norte-americano. In: PINTO, Ana Flávia Magalhães Pinto; DECHEN, Chaia; FERNANDES, Jaqueline (org.). Griôs da Diáspora Negra. Brasília: Griô, 2017, p. 113-131.

DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? 6ª ed. Rio de Janeiro: Difel, 2020.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência: a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-47.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michael. História da Loucura na Idade Média. 9ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FOUCAULT, Michael. De espaços outros. Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 113-122, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 4ª ed. Notas Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GOFFMAN, Erving. Prisões, manicômios e conventos. Tradução de Duarte Moreira Leite. São Paulo: Perspectiva, 1974.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

hooks, bell. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.

JULIÃO. Elionaldo Fernandes. A ressocialização por meio do estudo e do trabalho no sistema penitenciário brasileiro. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 86, p. 141-155, nov. 2011.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. 1ª ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LOBO, Lilia Ferreira. Os infames da história: pobres, escravos e deficientes no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

MIRANDA, Heraldo de Cristo. Foucault e Goffman: em torno de instituições e poderes. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 381-394, ago./dez. 2017.

PERUSSATTO, Melina Kleinert. Arautos da liberdade: educação, trabalho e cidadania no pós-abolição a partir do jornal O Exemplo de Porto Alegre (c. 1892-c. 1911). 2018.

RAUTER, Cristina. Por que o manicômio ainda existe? In: VENTURINI, Ernesto; DE MATTOS, Virgílio; OLIVEIRA, Rodrigo Tôrres. O Louco Infrator e o estigma da periculosidade. Brasília: CFP, 2016. p. 44-61.

SILVA, Noemi Santos da. Direito de aprender: a educação nas lutas negras por emancipação (Paraná, 1853-1910). 2023. Tese (Doutorado em História) – UNICAMP, Campinas, 2023.

Downloads

Publicado

02-07-2025

Como Citar

RODRIGUES DE SA, Jardélia; DA SILVA, FERNANDA. A ESCOLA DO MANICÔMIO: UMA ANÁLISE SOBRE EDUCAÇÃO, EXPERIÊNCIAS INTERDITADAS E EPISTEMOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS EM ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE . Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM11, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38113. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38113. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.