HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732

Palavras-chave:

Educação, Hannah Arendt, Filosofia

Resumo

Hannah Arendt é uma pensadora que dedicou basicamente a totalidade das suas pesquisas e reflexões à compreensão dos acontecimentos políticos do seu tempo, com foco principalmente nos fenômenos totalitários em suas versões comunista e nazista; isso significa dizer, em termos gerais, que sua maior contribuição foi no campo do pensamento político. Hannah Arendt, portanto, não é propriamente uma pensadora da educação, mas em sua época ela refletiu profundamente sobre essa atividade humana importante e indispensável, no intuito de compreender principalmente a sua verdadeira função na sociedade; o resultado dessa reflexão se mostrou não apenas consistente e útil naquele momento, mas também indispensável para o debate futuro sobre a prática educativa como um todo. Assim, o objetivo deste texto é apresentar e destacar, ainda que modo introdutório, o posicionamento dessa pensadora sobre a função da educação, a partir dos seus próprios escritos e dos textos de alguns autores que dedicam suas pesquisas à compreensão do seu pensamento.  

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Biografia do Autor

José Jõao Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

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Publicado

18-03-2024

Como Citar

NEVES BARBOSA VICENTE, J. J. HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. FI01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32732. Acesso em: 21 dez. 2024.