HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732

Palavras-chave:

Educação, Hannah Arendt, Filosofia

Resumo

Hannah Arendt é uma pensadora que dedicou basicamente a totalidade das suas pesquisas e reflexões à compreensão dos acontecimentos políticos do seu tempo, com foco principalmente nos fenômenos totalitários em suas versões comunista e nazista; isso significa dizer, em termos gerais, que sua maior contribuição foi no campo do pensamento político. Hannah Arendt, portanto, não é propriamente uma pensadora da educação, mas em sua época ela refletiu profundamente sobre essa atividade humana importante e indispensável, no intuito de compreender principalmente a sua verdadeira função na sociedade; o resultado dessa reflexão se mostrou não apenas consistente e útil naquele momento, mas também indispensável para o debate futuro sobre a prática educativa como um todo. Assim, o objetivo deste texto é apresentar e destacar, ainda que modo introdutório, o posicionamento dessa pensadora sobre a função da educação, a partir dos seus próprios escritos e dos textos de alguns autores que dedicam suas pesquisas à compreensão do seu pensamento.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jõao Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Referências

AGUIAR, Odílio Alves. Condição Humana e educação em Hanna Arendt. Educ. e Filos., Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 23-42, jul./dez. 2008.

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação em Hannah Arendt: Entre o mundo deserto e o amor ao mundo. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação e liberdade em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.3, p. 465-479, set./dez. 2008.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2009.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1972.

BOWEN-MOORE, Patricia. Hannah Arendt's Philosophy of Natality. Macmillan Press, 1989.

BRAGA, Ivan Serra. Crise na política e crise na educação: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. 2006. 113 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba/SP.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Reflexões sobre educação, formação e esfera pública. Porto Alegre: Penso, 2013.

CÉSAR, M. R. A. DUARTE, A. Hannah Arendt: pensar a crise da educação no mundo contemporâneo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 823-837, set./dez. 2010.

FILHO, Fausto dos Santos Amaral. Os filósofos e a educação. Chapecó: Argos, 2014.

FONSECA, Paula Fontana. Eu não ando só: Hannah Arendt e o compromisso da educação. Psicologia USP, v.27, n.3, p.503-509, 2016.

FRY, Karin. Compreender Hannah Arendt. Trad. Paulo Ferreira Valério. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LEVINSON, Natasha. The Paradox of Natality: Teaching in the Midst of Belatedness. In: GORDON, Mordechai (Ed.). Hannah Arendt and education: renewing our cornmon world . Westview Press, 2001.

NASCIMENTO, Lizandra Andrade; GARCIA, Cláudio Boeira. Hannah arendt: vínculo e distinção entre educação e política. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.

NIXON, Jon. Hannah Arendt: the promise of education. Springer Nature, 2020.

SLMITH, Stacy. Education for judgment: an Arendtian Oxymoron? In: GORDON, Mordechai (Ed.). Hannah Arendt and education: renewing our cornmon world. Westview Press, 2001.

SNELGROVE, David. Political Upheaval and Turmoil’s Shaping Educational Philosophy: Hannah Arendt on Education. Journal of Philosophy & History of Education, v. 64, n. 1, p.21-38, 2014.

SNIR, Itay. Tradition, authority and dialogue: Arendt and Alexander on education. Foro de Educación, 16(24), 21-40, 2018.

SOARES, Ademilson de Sousa. Infância, natalidade e educação: diálogos com Hannah Arendt. Educação Unisinos, v.21, n.1, p. 12-20, janeiro/abril, 2017.

SOUZA, Marcelo Gustavo de. Educar para o pensamento: uma reflexão a partir de Hannah Arendt. Perspectiva, Florianópolis, v.17, n.32, p. 83-97, jul/dez. 1999.

VICENTE, José João Neves Barbosa. Compreendendo a educação com Hannah Arendt. Ananindeua: Itacaiúnas, 2021.

Downloads

Publicado

18-03-2024

Como Citar

NEVES BARBOSA VICENTE, J. J. HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. FI01, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/32732. Acesso em: 29 maio. 2024.