HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732Palavras-chave:
Educação, Hannah Arendt, FilosofiaResumo
Hannah Arendt é uma pensadora que dedicou basicamente a totalidade das suas pesquisas e reflexões à compreensão dos acontecimentos políticos do seu tempo, com foco principalmente nos fenômenos totalitários em suas versões comunista e nazista; isso significa dizer, em termos gerais, que sua maior contribuição foi no campo do pensamento político. Hannah Arendt, portanto, não é propriamente uma pensadora da educação, mas em sua época ela refletiu profundamente sobre essa atividade humana importante e indispensável, no intuito de compreender principalmente a sua verdadeira função na sociedade; o resultado dessa reflexão se mostrou não apenas consistente e útil naquele momento, mas também indispensável para o debate futuro sobre a prática educativa como um todo. Assim, o objetivo deste texto é apresentar e destacar, ainda que modo introdutório, o posicionamento dessa pensadora sobre a função da educação, a partir dos seus próprios escritos e dos textos de alguns autores que dedicam suas pesquisas à compreensão do seu pensamento.
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