Desafios e necessidades de uma ecosofia no território escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33379

Palavras-chave:

ecologia; ecosofia; ambiente; sociedade; pensamento.

Resumo

Através da obra "As três ecologias" de Félix Guattari, este artigo tem como objetivo apresentar as concepções ecológicas do autor e refletir sobre alguns desafios enfrentados pela escola. Guattari aborda a ecosofia, que engloba as ecologias ambiental, mental (subjetividade) e social, buscando promover uma transformação na forma como nos relacionamos com o território, a subjetividade e o mundo. Com o acelerado avanço tecno-científico, a humanidade enfrenta uma crise ecológica sem precedentes, e a escola não pode se manter distante dessa realidade. É fundamental problematizar os espaços escolares, repensar uma educação baseada na memorização em detrimento do excesso de informação, e valorizar o ócio e a produção de subjetividade. Os desafios aqui descritos permeiam o ambiente escolar, suas práticas específicas e a necessidade de uma nova abordagem para a produção de subjetividade, direcionando-nos às demandas ecológicas do século XXI. A escola deve ser um espaço de transformação e conscientização, capaz de promover a construção de um mundo mais equilibrado e consciente de suas interações com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudinei Cogo Moor, Instituto Federal Sul-Riograndense

Professor Substituto do Instituto Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo/RS. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Priscila de Melo Zubiaurre, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Mestranda

Psicóloga e especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional e Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

CATUNDA, Marta Bastos; FORTUNATO, Ivan. As três ecologias da sala de aula. Horizontes, v. 28, n.1, p.55-63, jan./jun. 2010. Disponível em: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/itatiba/mestrado/educacao/uploadAddress/As%20tr%C3%AAs%20ecologias%20da%20sala%20de%20aula%5B16708%5D.pdf. Acesso em 14 de maio de 2023.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs, Vol. 1. 2 ed. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

___. O que é filosofia? 3 ed. Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 74 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

GUATTARI, Félix. As três ecologias. 21 ed. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2012.

___. Caosmose: um novo paradigma estético. 1 ed. Tradução de Ana Lúcia Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 1992.

HARARI. Yuval Noah Harari. 21 lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. São Paulo: Companhia das letras, 2018.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento Crítico: sabedoria prática. Tradução Bhuvi Libanio. São Paulo, Elefante, 2020.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 7.ed. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1985.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary F.P. Petrópolis: Vozes, 1995.

MASI, Domenico de. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. Tradução Yadyr A. Figueiredo. Rio de Janeiro: José Olimpio, 2001.

___. O trabalho no século XXI: fadiga, ócio e criatividade na sociedade pós-industrial. Tradução Aline Leal. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.

SERRES, Michel. O terceiro instruído. Tradução de Serafim Ferreira. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

Downloads

Publicado

28-11-2023

Como Citar

COGO MOOR, R.; DE MELO ZUBIAURRE, P. . Desafios e necessidades de uma ecosofia no território escolar. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. EE01, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33379. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33379. Acesso em: 22 dez. 2024.