Desafios e necessidades de uma ecosofia no território escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33379

Palavras-chave:

ecologia; ecosofia; ambiente; sociedade; pensamento.

Resumo

Através da obra "As três ecologias" de Félix Guattari, este artigo tem como objetivo apresentar as concepções ecológicas do autor e refletir sobre alguns desafios enfrentados pela escola. Guattari aborda a ecosofia, que engloba as ecologias ambiental, mental (subjetividade) e social, buscando promover uma transformação na forma como nos relacionamos com o território, a subjetividade e o mundo. Com o acelerado avanço tecno-científico, a humanidade enfrenta uma crise ecológica sem precedentes, e a escola não pode se manter distante dessa realidade. É fundamental problematizar os espaços escolares, repensar uma educação baseada na memorização em detrimento do excesso de informação, e valorizar o ócio e a produção de subjetividade. Os desafios aqui descritos permeiam o ambiente escolar, suas práticas específicas e a necessidade de uma nova abordagem para a produção de subjetividade, direcionando-nos às demandas ecológicas do século XXI. A escola deve ser um espaço de transformação e conscientização, capaz de promover a construção de um mundo mais equilibrado e consciente de suas interações com o meio ambiente.

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Biografia do Autor

Rudinei Cogo Moor, Instituto Federal Sul-Riograndense

Professor Substituto do Instituto Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo/RS. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Priscila de Melo Zubiaurre, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Mestranda

Psicóloga e especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional e Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

COGO MOOR, R.; DE MELO ZUBIAURRE, P. . Desafios e necessidades de uma ecosofia no território escolar. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. EE01, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33379. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33379. Acesso em: 17 maio. 2024.