ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE ATENDENTES NA REDE PODE FALAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38261

Palavras-chave:

ensaio, experiência, formação, supervisão, Rede Pode Falar

Resumo

A Rede Pode Falar é um canal de escuta acolhedora destinado ao apoio emocional para adolescentes e jovens. Este ensaio explora desafios e reflexões sobre atendimento mediado por tecnologia, formação do atendente e papel da supervisão a partir da experiência de uma das unidades da rede, pela lente da Psicologia. Apresentando o modelo do Pode Falar e a utilização da escuta escrita como ferramenta de acolhimento, discute a formação continuada dos atendentes e o papel da supervisão para desenvolver habilidades empáticas, desenvolver autonomia e estimular postura colaborativa. Além das atividades formativas da rede, nas atividades semanais os supervisores desenvolveram trilhas complementares de conhecimento com conteúdos que abordam os complexos temas trazidos pelos usuários, ao mesmo tempo que entrelaçam teoria e prática. O artigo apresenta as questões éticas e dilemas enfrentados na prática cotidiana que revela as vulnerabilidades do público-alvo e, ao fazer reflexão crítica sobre as práticas da rede, oferece uma contribuição significativa tanto para teorias educacionais quanto para a melhoria das práticas, garantindo atendimento de qualidade, fundamentado nas necessidades dos usuários. Também são realizados monitoramento contínuo dos atendimentos e suporte emocional aos atendentes, colaborando para o aprimoramento do papel dos supervisores. A rede é apresentada como um modelo para práticas de saúde mental e requer futuras pesquisas sobre seu impacto no bem-estar dos envolvidos para o desenvolvimento de melhores práticas de acolhimento.

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Biografia do Autor

Daniela Reis e Silva, Instituto Acalanto

Psicóloga Clínica e Hospitalar (CFP). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP). Terapeuta de Famílias e Casais, Terapeuta Certificada e Supervisora em EMDR. Terapeuta em Brainspotting. Fellow in Tanathology (Association for Death Education and Counseling - ADEC). Integrante do International Working Group on Death, Dying and Bereavement (IWG). Cocoordenadora do Curso de Especialização em Intervenção na Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio do Instituto Vita Alere. Presidente da Associação Brasileira Multiprofissional sobre o Luto (ABMLuto/2023-2025). Intervenção psicossocial com indivíduos, famílias e comunidades, saúde, trauma, luto, prevenção e posvenção de suicídio, transtornos psiquiátricos, emergências e desastres, EMDR e Brainspotting, com artigos, capítulos, apresentações e aulas nestes mesmos temas. Coordenadora e Supervisora da Rede Pode Falar/UNICEF no Espírito Santo. Diretora do Instituto Acalanto.

Eduardo Coelho Ceotto, Instituto Acalanto

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Intervenção em Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio Pelo Instituto Vita Alere. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicoterapia (EMDR, Brainspotting e MATES) para adultos e adolescentes e Psicologia Social, atuando na docência, supervisão de estágio em processos grupais e institucionais, e formação de professores. Áreas de atuação: Psicoterapia, Psicologia Social, Saúde, Atenção Primária à Saúde, Saúde do Homem, Masculinidades, Adolescência, Formação Profissional, Intervenção Psicossocial e Psicologia Social Comunitária. Supervisor do Instituto Acalanto no Projeto Pode Falar/UNICEF.

Julia Rangel Coutinho, Instituto Acalanto

Estudante de Psicologia, nono período, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atendente do Instituto Acalanto no Projeto Pode Falar/UNICEF.

Welligton Ribeiro Queiroz Júnior, Instituto Acalanto

Estudante de Psicologia, nono período. na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atendente do Instituto Acalanto no Projeto Pode Falar/UNICEF.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

REIS E SILVA, Daniela; COELHO CEOTTO, Eduardo; RANGEL COUTINHO, Julia; RIBEIRO QUEIROZ JÚNIOR, Welligton. ENSAIO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE ATENDENTES NA REDE PODE FALAR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. SM03, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38261. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38261. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interface Saúde Mental e Educação: Tecendo Saberes Interdisciplinares

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