EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

CULTURA, PATRIMÔNIO E TURISMO EM COMUNIDADES CAIÇARAS DE GUARAQUEÇABA-PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40194

Palabras clave:

Educación patrimonial, Cultura caiçara, Turismo cultural, Territorio, Escuela del campo.

Resumen

El artículo discute la educación patrimonial como práctica pedagógica en la educación básica, con enfoque en las comunidades caiçaras de Guaraqueçaba-PR. Considerando el patrimonio inmaterial como recurso para valorar los saberes y fortalecer las identidades locales, el estudio explora el papel de la cultura, la memoria y el turismo cultural en la formación crítica de los estudiantes. La investigación adopta un enfoque cualitativo, fundamentado en revisión bibliográfica y análisis documental. Los resultados indican que la incorporación del patrimonio cultural en el currículo contribuye a prácticas educativas integradas al territorio y a la comunidad, ampliando los alfabetismos y el sentido de pertenencia. Se concluye que la valorización de la cultura local en la escuela rompe con modelos descontextualizados y fortalece la enseñanza como lectura del mundo.

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Biografía del autor/a

Jackson Morais Barcelos, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Jackson Morais Barcelos é educador do campo, pesquisador e mestre em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Paraná (PROFCIAMB/UFPR). Caiçara de Guaraqueçaba-PR, com raízes na comunidade tradicional do Costão, desenvolve sua atuação em territórios insulares, com foco na valorização dos saberes locais, educação contextualizada e resistência cultural das comunidades de pescadores artesanais. É graduado em Letras, História e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, e em Educação do Campo – Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui especializações em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, História e Biologia, todas realizadas pela UNINTER. Desde 2013, atua como professor da rede estadual do Paraná, com práticas pedagógicas baseadas em temas geradores, epistemologias do território e metodologias Freirianas, voltadas à realidade das comunidades caiçaras. É idealizador do projeto Pedagogia Caiçara (www.pedagogicocaicara.com.br), espaço de articulação entre escola, cultura e território, voltado à educação do campo, extensão crítica e produção de conhecimento a partir dos modos de vida das comunidades tradicionais do litoral paranaense.

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Publicado

05-08-2025

Cómo citar

MORAIS BARCELOS, Jackson. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: CULTURA, PATRIMÔNIO E TURISMO EM COMUNIDADES CAIÇARAS DE GUARAQUEÇABA-PR. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40194. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40194. Acesso em: 7 dic. 2025.

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