ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
VOZES, DISCURSOS E A TRANSVERSALIDADE DO TEMA NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42187Palavras-chave:
Violência contra as mulheres; enunciado concreto; currículo escolar., Violência contra as mulheres, enunciado concreto, currículo escolarResumo
Este artigo analisa enunciados produzidos por mulheres vítimas de violência doméstica antes de serem assassinadas e discute como essas vozes evidenciam relações dialógicas marcadas por desigualdade, silenciamento e vulnerabilidade. Ancorado em Bakhtin e o Círculo, especialmente na noção de enunciado concreto, o estudo examina três casos representativos. Os enunciados analisados mostram que essas mulheres falaram antes de morrer, mas não foram escutadas. Suas vozes, lidas pela perspectiva bakhtiniana, revelam mais do que o conteúdo verbal: configuram atos situados historicamente que resistem à violência e expõem estruturas sociais que sustentam a desigualdade de gênero. Além da análise discursiva, o artigo discute a transversalidade do tema no currículo da educação básica, conforme a Lei nº 14.164/2021, articulada à BNCC e aos Temas Contemporâneos Transversais, reforçando o papel da escola na prevenção da violência de gênero por meio de reflexão crítica, formação ética e contestação de discursos que naturalizam agressões.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 14 ed. Trad. Michel Lahud e Yara Fratexchi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.
BRASIL. Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021. Institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 11 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 8 ago. 2006.
BRASIL. Lei nº 13.104, de 9 de março de 2015. Altera o Código Penal para incluir o feminicídio como circunstância qualificadora do homicídio. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 mar. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília: SPM, 2019.
ORLANDI, E. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Brasiliense, 1983.
ORLANDI, E. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São Paulo: FBSP, 2024.
SOUZA, Geraldo T. Introdução à teoria do enunciado concreto: do círculo de Bakhtin/Volochinov/Medvedev. 2 ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.
VOLOCHINOV , V. N. A estrutura do enunciado. Tradução de Ana Vaz, para fins didáticos, com base na tradução francesa de Tzevan Todorov ("La structure de l’énoncé", 1930). In: TODOROV, T.; BAKHTIN, M. M. Le principe dialogique. Paris: Seuil, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PATRICIA SILVA ROSAS DE ARAUJO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)